sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Prefeitura promove 3° Seminário de Prestação de Serviços a Comunidade

 
Com objetivo de compartilhar experiências e (re)discutir propostas a fim de qualificar e aproximar os profissionais que atuam na área, a Regional Norte promoveu na última sexta-feira, 23, o 3º Seminário da Rede Parceira da Execução da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), com o tema: Compartilhando Responsabilidades. Organizado pela equipe de Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços a Comunidade, o seminário do PSC é uma atividade anual que visa refletir e capacitar a rede parceira, composta pela educação, saúde, políticas sociais e ONGs, bem como aproximá-las das instituições - públicas ou filantrópicas - que acolhem os adolescentes para cumprimento da medida socioeducativa.

O seminário de 2012 foi construído a partir das demandas dos dois eventos anteriores. O primeiro encontro, realizado em 2010, abordou o papel do educador de referência problematizando o papel fundamental dos trabalhadores, que recebem esses adolescentes nas instituições parceiras, nos processos desenvolvidos pelo PSC. Em 2011 o 2° seminário teve como tema: “Ressocializar ou punir?”, atividade que chamou a atenção para as medidas necessárias na reintegração dos menores infratores no convívio social. 

Denise Maria do Carmo
Denise Maria do Carmo, 40, é pedagoga e moradora do Bairro Jaqueline. Ela participou do seminário com o objetivo de compartilhar experiências com os demais presentes. Há alguns meses sua família foi surpreendida por uma notificação que convocava seu filho, então com 17 anos, a prestar depoimento no Centro de Integração e Assistência ao Adolescente, no centro de Belo Horizonte, sob acusação de ter ateado fogo em um carro abandonado. Após ser julgado por um juiz especial o jovem foi encaminhado para prestar serviços a comunidade: “Sabíamos que ele tinha que pagar pelo que fez. E através do trabalho dele, mostrou a sociedade que era capaz de mudar e fazer coisas boas”, afirmou.

Gisleine dos Santos, 26, psicóloga, trabalha com menores infratores. Ela destaca a importância da prática em rede a fim de fortalecer o trabalho junto aos menores infratores: “Achei interessante e pertinente com as propostas das ações que realizamos nos serviços de medida socioeducativas, pois a Rede é fundamental em nossa prática”. E ainda chama a atenção para o aspecto positivo de atividades que reúnam os profissionais do setor: “A possibilidade de troca e aprendizado é importante, pois fortalece e oxigena a nossa prática, pois une teoria e prática em um mesmo local”, enfatizou.

Para a técnica de medidas de Prestação de Serviço à Comunidade na Regional Norte, Mariana Elisa Rosa de Moura, a grande contribuição do seminário perpassa pela reflexão e troca de experiência entre os envolvidos: “Avaliamos que o 3º Seminário foi uma contribuição e uma reflexão no trabalho de todos os envolvidos: Serviço de execução da medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade, família e a rede parceira”. Ela destaca ainda a importância do fortalecimento do acolhimento dos adolescentes. “Acreditamos que compartilhar a responsabilidade com todos os envolvidos no processo de responsabilização dos adolescentes é o grande desafio deste trabalho, pois entendemos que quando todos são chamados a participar é possível fortalecer a rede de acolhimento dos adolescentes,” declarou..

A Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) é uma modalidade de pena Restritiva que atua em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegurando ao menor infrator com idade entre 12 e 18 anos – e em casos excepcionais até os 21 anos - que cometeram infrações leves a possibilidade de desenvolver trabalhos comunitários como instrumento de cumprimento de pena e ressocialização.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: