segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Programa de capacitação profissional forma turma de Salgadeiro e Confeiteiro




Bolos, empadas, brigadeiros, coxinhas, canapés e beijinhos distribuídos em grandes mesas retangulares servidos por um vai e vem sem fim de homens e mulheres vestidos de branco da cabeça aos pés. Carregavam nas mãos bandejas com bolos e salgados. No rosto; sorrisos e satisfação pelo sentimento de dever cumprido. Obervados de perto por olhares de admiração e ansiedade. Foi nesse clima que os formandos do Centro de Qualificação Profissional do BH Cidadania Providência encerraram as atividades. O evento foi marcado pela mostra de degustação realizada na última quinta-feira, dia 8, com a participação da comunidade.

Salgados produzidos pelos alunos
Durante dois meses e meio, 13 aspirantes a salgadeiros e 9 confeiteiros refletiram e colocaram em prática as principais técnicas da manipulação, produção e armazenagem de doces e salgados. Receberam ainda o material necessário para a produção durante as aulas e vale transporte para os residentes a mais de um quilometro e meio do local. O curso é oferecido pelo Programa Municipal de Qualificação e Renda da Gerência de Inclusão Produtiva,  vinculada a Municipal Adjunta da Assistência Social.

O perfil do público é formado por moradores da comunidade local, com idade entre 18 e 40 anos em sua maioria assistidos por programas de transferência de renda. O objetivo do programa é oferecer a população uma formação básica que viabilize sua inserção no mercado de trabalho e/ou alternativas de complemento do orçamento familiar. Porém, pra além do viés econômico, o responsável técnico Tarcísio Francisco, 32, destaca o papel sociabilização do projeto. “Uma das vulnerabilidades que o público apresenta é quanto a renda, mas não para por aí. Em termos de ganho social o objetivo é promover o trabalho enquanto gerador de renda e integração social, agregando novos valores para o sujeito e sua família”.

Formandos dos cursos de Confeitaria e Salgadeiro.
Luiz Pereira Almeida, 23, é morador do bairro Tupi, vive com a mãe e o irmão de 21 anos. Frequenta os grupos de convivência do B.H Cidadania, pois desde que terminou o Ensino Médio há dois anos não consegue arrumar emprego. O curso de Confeiteiro e Salgadeiro possibilitou-lhe a chance de realizar um sonho que há tempos tornara-se uma necessidade: arrumar um emprego. “Estava procurando trabalho em uma padaria do meu bairro quando proprietário de lá me indicou este curso. Ele disse que me contrataria depois de formado”, afirmou.


Formandos dos cursos de Confeitaria e Salgadeiro.
O velho ditado popular “O bom filho à casa torna” serve perfeitamente para ilustrar a trajetória profissional de Danilo Borges, 26. Formado em Confeitaria e Salgadeiro nos cursos de formação profissional básica do B.H Cidadania de 2010, ele inseriu-se no mercado de trabalho, especializou-se e dois anos depois voltou a casa de origem para passar um pouco de seus conhecimentos, agora como instrutor chefe. “Fiz o curso em 2010, me especializei com outros cursos e fui convidado a voltar e ministrar aulas”. Ele ainda destaca as dificuldades e superação dos alunos. “Trabalhamos as técnicas básicas de produção, mas também o trabalho em equipe. Apesar das dificuldades, é gratificante quando eles chegam ao final e percebem que conseguiram”, afirmou. Ainda segundo Danilo Borges o mercado de trabalho para confeiteiros e salgadeiros possui uma grande demanda por profissionais especializados com rendimentos que variam de 1200 a 2 mil reais por mês.

Para o ano de 2012 a Gerência de Inclusão Produtiva tinha a meta de oferecer 3 mil vagas em cursos básicos profissionalizantes, a meta foi alcançada com dois meses de antecedência. O programa possui vagas abertas durante todo o ano e para se inscrever basta comparecer ao B.H Cidadania mais próximo de sua casa ser maior de 18 anos e morador de Belo Horizonte.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: