sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Regional Norte intensifica operação tapa buraco e limpeza de córregos no período chuvoso


Tapa Buraco - Bairro Jaqueline
No período chuvoso é necessário intensificar algumas ações na PBH como limpeza de córregos e serviço de tapa-buraco. Na Região Norte da cidade, só entre os dias 5 e 9, deste mês, a gerência de Manutenção Viária tapou 486 buracos, em ação específica em 27 vias, nos bairros Jaqueline, Zilah Spósito, 1° de Maio, Floramar, Vila Clóris e Planalto.

As equipes de tapa-buraco ganham reforço de 14 para 21 profissionais, podendo chegar a 28, de acordo com a necessidade no período considerado chuvoso, que vai de outubro a março de cada ano. O investimento da PBH na operação chega a 200 mil/mês com transporte, material e mão de obra. De acordo com dados da Gerência de Manutenção de Vias da Regional Norte, só no último ano (2011), foram identificados e tampados mais de 36 mil buracos em cerca de 2500 ruas. Foram utilizados mais de 4 mil toneladas de massa asfáltica.

Segundo o gerente Regional de Manutenção Viária, Carlos Alberto Silva, o serviço é realizado durante todo ano como forma preventiva. "A manutenção é feita nos 45 bairros da regional Norte, e intensificada no período de chuva com objetivo de diminuir os transtornos para a população”, disse. Os grandes corredores com maior fluxo de trânsito, vias de itinerário de ônibus e vias arteriais, secundárias e locais, recebem atenção especial.

O cidadão pode solicitar o serviço de tapa-buraco através do número 156. Ele é um serviço oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte através do qual os moradores de todas as regionais da cidade podem solicitar a demanda em asfaltos, além de desobstrução, limpeza, troca de tampas danificadas e grelhas de bocas de lobo (abertura sob o meio fio ou calçada, por onde as águas de chuvas que escoam pelas ruas são captadas). 

Limpeza de Córregos

Limpeza de Córrego - Bairro Jardim Felicidade
A limpeza de córregos acontece de três a quatro vezes ao ano e é intensificada no período de chuvas. O trabalho, realizado pela Gerência de Manutenção Viária, é executado por  uma escavadeira hidráulica como forma preventiva ao risco de alagamentos e inundações. Neste ano a ação iniciou-se no córrego Tamboril no bairro Jardim Felicidade, percorrendo os córregos Isidoro, Catulo da Paixão Cearense, Baronesa de Santa Luzia e São Bernardo. Os bairros beneficiados com o serviço foram; Jardim Felicidade, Jardim Guanabara, Vila Clóris, Ribeiro de Abreu e São Bernardo.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: