terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Regional Norte Combate à Dengue com várias ações programadas


A Prefeitura por meio da Secretaria Regional Norte através da gerência de zoonoses realiza durante nas últimas semanas uma Operação Pente Fino de Combate à Dengue nas áreas de maior risco. A proposta é eliminar os focos de larva, combater o mosquito adulto e conscientizar a população sobre a importância de fazer manejo ambiental corretamente. No bairro Providência, no último dia 19, a Equipe do Mobiliza SUS da Secretaria Municipal de Saúde fez ação de mobilização, com distribuição de material informativo, carro de som e outros.

A gerência de zoonoses visita a cada dois meses todos os imóveis da região Norte. A expectativa é que até o fim de março todas as 86 mil residências da localidade sejam visitadas pelos agentes de combate a endemias. Nos locais onde é verificado maior risco são realizadas vistorias complementares (Pente Fino). Só neste ano foram realizadas seis ações, em cerca de três mil imóveis nos bairros Tupi, Jardim Felicidade, Providência, Aarão Reis, Jaqueline, e Vila Clóris.

Geovani Muanda recebe material informativo sobre a dengue
Para Geovani Muanda, morador do Bairro Providência, o trabalho é importante para conscientizar as pessoas. “A ação da prefeitura é muito legal. Agora é necessário que cada um faça a sua parte, afinal de contas essa é uma luta diária de todos nós”, disse. E para evitar o risco de contaminação e a proliferação da doença são realizadas ações como o Mutirão de Limpeza Urbana, onde a comunidade coloca o lixo e entulho para fora de casa, e a SLU faz o recolhimento. Nesta semana (25 ao dia 1°), os bairros Guarani, Providência e Aarão reis recebem os serviços.

No Bairro Aarão Reis foi realizado bloqueio de transmissão com aplicação de inseticida em ultra baixo volume (UBV). De acordo com o Técnico Superior de Saúde, da gerência de Zoonoses Diogo Portela,a maior dificuldade é devida às características do mosquito. “Ele é bem adaptado para o ambiente urbano. Seus ovos são depositados em vários tipos de criadouro, e mesmo uma pequena quantidade de água acumulada em uma tampa de garrafa, por exemplo, pode servir de criadouro. Portanto, para a eliminação eficiente dos criadouros do mosquito é necessária à participação de toda a população, pois apenas os agentes de combate a endemias vistoriando os imóveis a cada dois meses não são suficientes para a eliminação de todos os criadouros do mosquito”, destaca.

Para evitar o foco do mosquito da dengue é necessário evitar água parada, verificar o escoamento de água pluvial nas calhas, verificando se estão obstruídas ou danificadas (tortas). Verificar se a caixa d’água está devidamente tampada e vedada e realizada limpeza periódica (no mínimo a cada seis meses). Retirar os pratinhos dos vasos de planta, acondicionar o lixo devidamente, lavar os bebedouros de água de animais duas vezes por semana (utilizando bucha para retirar ovos porventura aderidos), verificar o depósito de água atrás das geladeiras (alguns modelos) e limpá-lo periodicamente, entre outras ações.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: