segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CenaMúsica abre espaço para cerca de 250 apresentações

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu inscrições para o edital CenaMúsica, que vai selecionar artistas e grupos das áreas de artes cênicas e música para compor a programação cultural da FMC em 2013. A PBH irá investir cerca de R$ 1 milhão para viabilizar as apresentações, com a intenção de fomentar a classe artística e permitir que a população tenha acesso a parte da produção cultural existente hoje na capital mineira. Ao longo de 2013, cerca de 250 apresentações de artes cênicas e música serão realizadas nos espaços culturais da FMC, praças e parques da cidade.

Até 28 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o edital de artes cênicas. No próximo mês, de 1° a 15 de março, é a vez do edital de música. As inscrições devem ser feitas na sede da FMC (rua Sapucaí, 571, Floresta), de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos. Antes de realizar a inscrição, é importante conferir as regras e exigências dos editais de seleção das propostas que já estão disponíveis no site da FMC, www.pbh.gov.br/cultura.
Myriam Campas, coordenadora do Núcleo Gestor do Edital CenaMúsica, explica que o edital reúne em uma grande concorrência a programação artística de todos os equipamentos culturais da FMC, antes realizada isoladamente, com o objetivo de estimular a difusão cultural na cidade. “Agora, o artista da cidade terá a chance de mostrar seu trabalho em vários espaços de Belo Horizonte, promovendo assim a descentralização tanto do produtor quanto do consumidor de cultura”, comentou.

Os editais contemplam duas fases: habilitação e seleção artística, sendo o resultado de cada etapa publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Para a apreciação artística das propostas, será designada, por portaria do presidente da Fundação Municipal de Cultura, uma comissão de seleção, composta por seis membros, sendo três representantes da sociedade civil e três servidores da FMC, todos de notória competência na área do objeto do edital.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos e-mails artescenicas.fmc2013@pbh.gov.br e musica.fmc2013@pbh.gov.br.

Categorias em artes cênicas

Para as artes cênicas, serão selecionados 30 espetáculos, sendo dez propostas para cada uma das três categorias: circo, teatro e dança. Cada apresentação deverá ter, no mínimo, 30 minutos e, no máximo, 90 minutos de duração e suas necessidades técnicas deverão ser compatíveis com os espaços dos equipamentos culturais da FMC e poderão acontecer também em praças e parques da cidade.

Propostas para a área de música

O edital de música irá selecionar até 25 propostas, sendo que as escolhidas realizarão até quatro apresentações, considerando os critérios estabelecidos pela FMC, o que resulta em um total estimado de 100 apresentações. Cada apresentação deverá ter no mínimo 45 minutos e, no máximo, 90 minutos de duração e suas necessidades técnicas deverão ser compatíveis com os espaços dos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura.


FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: