segunda-feira, 18 de março de 2013

Fórum da Juventude debate Mercado de Trabalho


 
O BH Cidadania/CRAS Zilah Spósito, recebeu nesta sexta-feira, dia 15, mais uma atividade do Fórum da Juventude da Regional Norte. A programação que teve como tema: “A Juventude e o Mercado de Trabalho”, foi organizada pela gerência de Políticas Sociais, através da gerência de Programas Sociais. As empresas CDL, ASSPROM, CESAM, SINE e programas de governo como o Pro Jovem Adolescente e Melhor Emprego, apresentaram cursos e vagas de emprego para os jovens. 

No encontro, a Analista de Formação Profissional do SENAC/MINAS, Aline Fernandes, abordou assuntos como orientação profissional, atividades que prejudicam a imagem do trabalhador, o que influencia nas escolhas de cada pessoa, projeto de vida e muito mais. “É necessário um ponto de partida, auto conhecimento. A pessoa tem que escolher aquilo que ela gosta de fazer. Assim vai ter qualidade no trabalho. O auto conhecimento é de extrema importância. O mercado é muito rápido, competitivo, mas hoje temos diversas oportunidades”, destaca.

Manoel Ribeiro
Entre as atitudes que prejudicam a imagem do profissional, Aline destaca a ansiedade, falar demais, fofocar, chegar atrasado e fumar. Já a família, amigos, sociedade, experiências e cultura, influenciam nas escolhas do jovem. Para o aluno da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, Manoel Ribeiro da Silva, a palestra informou sobre assuntos que não tinha conhecimento. “Achei muito bom. Aqui conheci diversas oportunidades de emprego, e cursos que posso fazer. Sonho em ser médico, mas antes vou estudar”, completa.

Belo horizonte possui hoje a menor taxa de desemprego dos últimos 16 anos. Apenas 5,3% das pessoas estão desempregadas. É o menor índice entre as sete regiões metropolitanas brasileiras pesquisadas pelo Dieese. Só em 2012, o SENAC Minas, ofertou cerca de quatro mil vagas de emprego, e o grande desafio da empresa, segundo a palestrante Aline Fernandes, é qualificar os profissionais.No fechamento da atividade, os cerca de 150 jovens das Escolas Municipais Professor Daniel Alvarenga e Acadêmico Vivaldi Moreira receberam um material informativo sobre como tirar documentos, vagas de cursos profissionalizantes, estágio remunerado, encaminhamento para emprego e outros.



Informações Úteis –


Sine Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro, das 8h às 17h.

Sine BH Resolve: Rua Caetés, 342, Centro, de 8h às 18h.

Sine Niat: Rua Espírito Santo, 505, 1º andar, Centro, das 8h às 17h.

Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1.055, Venda Nova, das 8h às 17h.

Associação Profissionalizante do Menor – ASSPROM: 3263-1500

Centro Salesiano do Menor – CESAM: 3506-7944

Prefeitura de Belo Horizonte- Estágio remunerado: 3277-4704

Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL BH: 3249-1777

SENAC Minas : 3263-4200


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: