quarta-feira, 3 de abril de 2013

Avaliações sistêmicas e propostas de intervenção pedagógicas são temas de reunião da equipe de Educação da Regional Norte




A Gerência Regional de Educação Norte realizou nesta terça-feira, dia 2, a primeira reunião com os diretores e vice-diretores das escolas e umeis da Regional Norte. Além de informes, foram apresentados e analisados os resultados do Proalfa/2012, e as propostas pedagógicas que possam melhorar os índices das avaliações sistêmicas que serão realizadas ao longo de 2013, destacando-se a Prova Brasil e o Avalia/BH.

A pauta abordou ainda a formação de coordenadores e professores, os projetos para os três ciclos, e os eixos estruturantes do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo, segundo o gerente Jerry Adriani da Silva, é construir com os diretores um plano de ação para atingir as metas em cada uma das avaliações externas. “O plano de ação vai contemplar um monitoramento da aprendizagem, o reforço escolar e a formação de professores e coordenadores pedagógicos. É importante também intensificar o monitoramento da frequência bem como enfrentar as causas da infrequência, pois isto interfere no resultado da aprendizagem. E por fim, vamos buscar a ampliação da Escola Integrada. Acredito que essas ações serão capazes de elevar os padrões de desempenho”, afirmou.

De acordo com a gerente Pedagógica da Regional Norte, Shirley de Cássia Miranda, a Regional tem apresentado nos últimos anos consideráveis avanços, mas os desafios ainda são grandes. “Proponho que façam uma avaliação dos resultados e indiquem estratégias para melhorar os índices”, disse. Para Shirley Miranda é preciso que a organização da escola esteja focada no ensino e que a gestão escolar se envolva e acompanhe os processos pedagógicos desenvolvidos pelo corpo docente. “Devemos estar atentos a cada um dos estudantes que chega à escola, criando estratégias para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade”. Dentre elas a gerente citou como exemplo as propostas de enturmação flexível, realização de oficinas e o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP).



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

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