sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto Crav nos Centros Culturais oferece curso gratuito de audiovisual



A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro de Referência Audiovisual (Crav), oferece mais uma atividade ligada à sétima arte, dentro do projeto Crav nos Centros Culturais. Ministrada pelo fotógrafo e videomaker Celso Lembi, a oficina de audiovisual “Memórias Urbanas”, projeto da ONG Contato, acontece nos dias 8 e 9, 11, 15, 16 e 18 de abril no Centro Cultural Vila Marçola (rua Mangabeira da Serra, 320, bairro Serra), das 16h às 18h. A oficina é gratuita e os interessados devem fazer a inscrição no próprio centro cultural.

A oficina é voltada para pessoas a partir de 15 anos de idade, interessadas em realizar curtas metragens sobre manifestações artísticas e culturais a partir de dispositivos que captem imagem e som, sendo necessário levar o aparelho escolhido para a feitura dos filmes.
O ministrante Celso Lembi é bacharel em Artes Plásticas, com habilitação em Fotografia e Serigrafia pela Escola Guignard. É também fotógrafo, cinegrafista, desenhista, designer gráfico, videomaker, consultor visual e arte-educador.

Projeto

O Crav nos Centros Culturais oferece ao longo de 2013 sessões comentadas de filmes, além de oficinas de cinema e exposições de livros e equipamentos audiovisuais em todos os 15 centros culturais da cidade. O projeto é uma parceria com o projeto Rede BH Cineclube e pretende aproximar o público do fazer cinematográfico e difundir obras ficcionais e documentais contidas no acervo do Centro de Referência Audiovisual que não fazem parte do circuito comercial.

A cada sessão será escolhido um filme cuja temática procure se adequar à região ou ao bairro em que o centro cultural está inserido, aos grupos folclóricos locais ou, ainda, a aspectos históricos e culturais da cidade.

A primeira obra a circular pelos centros culturais foi o documentário “Roda”, com direção de Carla Maia e Raquel Junqueira, com pesquisa e produção de Marcos Valério Maia. O filme, repleto de entrevistas com nomes expressivos do samba belo-horizontino ligados à Velha Guarda da cidade, contou com o patrocínio da Fundação Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e do programa Filme em Minas.


FONTE : Assessoria de Comunicação Socialdo Município - ASCOM

Nenhum comentário: