quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia Mundial do Índio é comemorado na Regional Norte

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Índio, o BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira, na Regional Norte, realizou na última quinta-feira, dia 18, uma programação diversificada, através do Projeto Quinta Cultural. A atividade contou com exposição de materiais produzidos por índios e palestra com o representante Indígena Everaldo Fraga, que abordou os costumes, história e modernidade.


No encontro, que contou com a presença de cerca de 60 pessoas entre os participantes do grupo de idosos Girassol e comunidade local, foi apresentado um documentário sobre a dança na tribo pataxó, exposição, palestra e bate-papo sobre a cultura e costumes indígenas. 


Para Andréa Souza Lima, Coordenadora Cultural do CRAS, a atividade é um momento de relembrar de onde viemos, e o que utilizamos. “Muitas vezes utilizamos artifícios e materiais que vieram da cultura indígena, e não sabemos disso. O intuito aqui é apresentar a população sobre a cultura e a forma como vivem”, disse. 


De acordo com o índio Everaldo Fraga, que palestrou durante o encontro, o costume indígena vem passando por um processo de modernização. “Como a cultura não é estática, ela é um processo em movimento, hoje para algumas tribos que vivem próximo as cidades, são obrigados ou mesmo forçados a acompanhar o estilo de vida da sociedade envolvente. Então o elemento indígena precisa estar bem inserido no contexto social, levando fazer uso de todo o material usado pelo homem moderno, isto vai da alimentação até mesmo a sua forma de comunicação e de uso pessoal”, destaca.


Everaldo comenta ainda que muitos índios se deslocam para a cidade para estudar e se socializar, e após voltam para as tribos com o compromisso de ensinar o que aprenderam na sociedade moderna.


Lançado em agosto de 2010, o Projeto Quinta Cultural é desenvolvido pelo BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira (Av.Risoleta Neves, 347, Novo Aarão Reis), e tem como objetivo promover a cultura no território.
 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: