quarta-feira, 24 de abril de 2013

Regional Norte organiza ações para a Pré-Conferência de Políticas sobre Drogas

 


 A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional de Atenção à Saúde, realizou nessa quarta-feira, dia 24, uma Roda de Conversa preparatória para a Pré-Conferência Regional de Políticas sobre Drogas. A pauta, dividida em três momentos, abordou a supervisão de caso de saúde mental com enfoque para a discussão de casos relacionados ao tema; a apresentação do trabalho da equipe do Consultório de Rua, e por fim, a organização e o tema da pré-conferência marcada para o dia 7 de maio de 2013, enfocando os programas já existentes de combate às drogas, discutindo propostas com os trabalhadores e sensibilizando-os para a participação.
 
Após a discussão do caso, cerca de 30 profissionais das áreas da saúde mental, equipes de Saúde da Família, do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família e gestores assistiram a apresentação das técnicas do Consultório de Rua, Lauana Castro e Marcela Correa. Muito interessado, o público fez diversas perguntas à equipe com vistas a esclarecer o funcionamento e a atuação do programa. 

A assistente social Lauana Castro explicou a política de redução de danos oferecida aos usuários na perspectiva não de abstinência, mas de liberdade. “A proposta não é tirar as pessoas das ruas, mas levá-las a cuidar da saúde, a exercer sua cidadania. Fazemos visitas diárias a partir de um mapeamento realizado pelas ACS que nos indicam as cenas de uso e a partir daí, atuamos com um olhar despido de preconceito”, afirmou. 

De acordo com a técnica, a maioria das pessoas atendidas na Regional Norte são usuários de álcool e que este é um problema encontrado em todas as regiões de BH, sendo que em algumas, o álcool é combinado com outras drogas. Ainda de acordo com ela, os usuários, ao serem atendidos pelos profissionais do consultório de Rua, demandam coisas simples como uma consulta com um clínico geral, documentos e até mesmo, banho, tamanha a condição de precariedade em que se encontram. 

No terceiro momento foram apresentadas as políticas oferecidas pelo poder público nos três níveis de Governo bem como seus eixos de atuação, com destaque pra o Programa Recomeço, da Prefeitura de Belo Horizonte. Instituído por decreto em junho de 2012, o programa aborda a prevenção, o tratamento e a reinserção social do usuário de drogas e sua família por meio de ações estruturantes, de tratamento e de proteção social. 

Para Vanilza Rodrigues dos Santos , uma das organizadoras do encontro, esse momento de capacitação é relevante para a qualificar a discussão na pré-conferência. “ A partir do momento que a comunidade e os profissionais de saúde compreendem e conhecem o cenário das drogas vivenciado nas cidades, podemos criar alternativas viáveis para a construção de uma política que contemple o direito ao acesso,  à assistência, à descentralização do atendimento e a desinstitucionalização do usuário”.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: