segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conferência Livre de Cultura da Regional Norte debate avanços no setor




Mais de cem pessoas participaram na noite desta quinta-feira, dia 20, no auditório da Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 - São Bernardo), da Conferência Livre de Cultura. A atividade promovida pela Fundação Municipal de Cultura é um evento preparatório para a Conferência Municipal de Cultura que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho no Instituto de Educação (Rua Paraíba, 29 - Santa Efigênia). O secretário regional Norte, Elson Alípio Júnior, e o adjunto Sérgio Miranda participaram da mesa de abertura do evento.


Os debates estão organizados em torno dos seguintes temas: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. Para um dos principais representantes culturais da cidade, o sambista e compositor Mestre Conga, aborda a mudança da política cultural no país. “Fui saber o que era cultura em 1966. A cultura clássica e a popular, com a capoeira e o samba. Aí descobri que já desenvolvia a cultura há muito tempo. Participo do conselho e vejo a cultura desabrochar em Belo Horizonte através dos agentes culturais. Essa é a nossa vez”, completa.


A política municipal de Cultura em Belo Horizonte passa por um importante processo de consolidação e fortalecimento com a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e o estabelecimento do Sistema Municipal de Cultura. O processo configura-se como um avanço rumo à definição de políticas públicas pautadas em diretrizes nacionais, estaduais e municipais, convertendo as políticas culturais em políticas de estado.


Luiz Henrique, Chefe de Planejamento da Fundação Municipal de Cultura, que palestrou durante o encontro, afirma que o modelo de gestão compartilhada pretende descentralizar a cultura, e organizar o desenvolvimento cultural do país, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.


As inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Cultura devem ser feitas no site http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/3conferenciamunicipaldecultura em formulário específico ou nas unidades da FMC. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail: conferenciacultura@pbh.gov.br.





Centros Culturais na Regional Norte:



R. Edna Quintel, 320 – São Bernardo

Tel: (31) 3277-7416




Rua Carnaúba, 286 - Jaqueline

Tel.: (31) 3277-5498




Rua João Álvares Cabral, 287 - Floramar

Tel: 3277-6703 / 6651


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: