sexta-feira, 21 de junho de 2013

Em ritmo de festa e muita alegria comunidade encerra atividades de promoção à saúde na Regional Norte


O Centro de Saúde MG 20, no bairro Ribeiro de Abreu (Rua Areia Branca, 171), em parceria com o programa Pró-Saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou na tarde dessa quarta-feira, dia 19, o encerramento das atividades do grupo Mais Saúde, voltado para o público adulto e idoso dos moradores do bairro Monte Azul. Com a participação média de 60 pessoas, o evento foi realizado no salão da igreja católica Nossa Senhora Aparecida (Rua Sibipuruna, 95).

Segundo a fonoaudióloga e coordenadora Juliana Nunes Santos, o programa Pró-Saúde é uma política que visa trazer o acadêmico do ensino superior para a atenção básica das pessoas, objetivando conhecer a realidade da comunidade. No Monte Azul, o programa teve início há três anos e conta ainda com o apoio de profissionais não-médicos como fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos, todos do Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF).

Com o tema Mais Saúde, as atividades desse semestre abrangeram desde o trabalho com prevenção de quedas no ambiente domiciliar, a técnicas de melhora da capacidade de concentração. “Trabalhamos com atividades voltadas para os adultos definidas por meio das demandas da comunidade”, conta Juliana.


Num momento muito descontraído, o público presente relembrou por meio de projeções, vários momentos que passaram juntos nesses três meses de convivência. Após uma avaliação final coletiva, todos participaram da tradicional festa junina com o casamento na roça, danças, comidas típicas, eleição do rei do amendoim e da rainha da pipoca.



Maria das Graças Moraes, 64, moradora da comunidade há 42 anos, diz que aprendeu muito com as atividades. “É possível aprender muito com essas meninas da UFMG”. Ainda segundo ela, a atividade que mais lhe chamou a atenção foi a caminhada. Nessa oportunidade eles aprenderam a forma correta de andar dentro de casa, diminuindo as dificuldades e os tropeços. “Eu não sabia que o modo de andar pode influenciar e provocar acidentes” destacou.

Maria das Graças Moraes
Atendimento

O Centro de Saúde MG 20 atende em média 350 pessoas por dia e, segundo o gerente Moisés Gonçalves de Oliveira, ele existe para trabalhar com a integralidade do ser humano. “Aqui o foco é o cuidado em todas as suas dimensões, atendendo a pessoa como um todo, indo muito além de um simples medicamento. Questões de âmbito familiar, educacional, religioso e social devem ser tratadas como potencial para gerar saúde. A promoção da saúde nos espaços onde as pessoas vivem e não somente nos centros de saúde”, comentou.

No CS MG 20, são desenvolvidas ações que vão desde a promoção da saúde através de conhecimento e atitudes de mudança de estilo de vida, bem como a prevenção de riscos e doenças por meio de vacinas e exames preventivos. Além dos tratamentos com médicos e do controle feito com equipe multiprofissional como enfermeiros, dentistas e assistentes sociais, o CS conta atualmente com o apoio de dez agentes comunitários.

De acordo com a coordenadora Juliana Nunes, as próximas turmas do grupo Mais Saúde serão formadas em meados de setembro. Os cartazes informando sobre o processo de inscrição serão afixados nas unidades básicas de saúde, na igreja local, e os convites individuais serão entregues aos agentes comunitários que também fazem diagnósticos das demandas mais urgentes. 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: