sexta-feira, 14 de junho de 2013

Palestra sobre as práticas de alimentação saudável reúne crianças em escola da Regional Norte



Com o lema “vida saudável começa com boa alimentação”, a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional - SMASAN - (Rua Tupis, 149, 3° andar, centro), em conjunto com a Escola Municipal Florestan Fernandes (Rua Pau Ferro, 360, Solimões) realizou na última terça-feira, dia 11, uma palestra sobre as práticas de uma alimentação saudável. O evento contou com a participação de cerca de 40 alunos do 2º ciclo, com idade entre sete e nove anos.

A SMASAN realiza nesse projeto, ações de alcance coletivo com o objetivo de proporcionar os conhecimentos necessários e a motivação para formar atitudes e hábitos para uma alimentação saudável, adequada, variada e saborosa.

Segundo a coordenadora de alimentação escolar da Regional Norte, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Andréa Valéria Silva, além de conscientizar para a prática de bons hábitos alimentares e higiene pessoal, há também o objetivo de orientar os alunos para o bom comportamento durante o recreio nas escolas, além de despertar para a consciência do não desperdício de alimentos.


Dois atores, do grupo de teatro Parangolé, contratados pela SMASAN abriram o evento com uma apresentação teatral bem humorada para os alunos. Juntos, eles apresentaram os quatro mistérios da sabedoria que são: a importância da água e de não desperdiçar alimentos, nem tudo que a tv mostra nas propagandas tem que ser consumido, nem tudo que se come faz bem, e a alimentação saudável provêm do consumo de frutas, legumes e verduras. 




A aluna Lysandra Ritchely do Santo Silva, nove anos, entendeu a importância de beber muita água. “Alimentação saudável é lavar bem as frutas antes de comer”, disse. Marcos Paulo de Souza Cunha, nove anos, aborda que agora pretende evitar as balas de que tanto gosta. “Aprendi que evitar tomar refrigerantes, sucos de saquinho, lavar as mãos e os alimentos, e escovar bem os dentes após as refeições, são fundamentais para uma boa saúde”, contou.

Marcos Paulo e Lysandra Ritchely

Além da coordenadora, o projeto também conta a presença de técnicos em nutrição e não atende somente o público infantil. Ao final do evento os professores e alunos recebem um kit que contêm o dicionário dos alimentos e um livro de receitas. “Esses eventos não terminam aqui. As escolas interessadas podem convidar os pais e, junto com a SMASAN, fazer uma formação continuada, no objetivo de orientá-los quanto à forma correta de se praticar em casa, hábitos e práticas alimentares saudáveis”, disse a nutricionista da Gerência de Educação para o Consumidor, Lucilene Alves Tavares Correa.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: