quinta-feira, 11 de julho de 2013

Regional Norte recebe Pré-Conferência de Promoção da Igualdade Racial




A Pré-Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial Norte reuniu nessa quarta-feira, dia 10, cerca de 130 pessoas no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo). Com o tema Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo, o encontro discutiu quatro eixos temáticos e elegeu 19 delegados que vão participar da III Conferência Municipal, marcada para os dias 19 e 20 de julho, na Câmara Municipal (Avenida dos Andradas, 3.100, Sana Efigênia).

A mesa de abertura contou com a presença de representantes das etnias negra, Maurício Moreira dos Santos e Ivone Maria de Oliveira, cigana, Carlos Resende Amaral, e indígena, o amazonense Lindelvan Baré, além dos secretários da Regional, Elson Alípio Júnior e Sérgio Miranda, e as coordenadoras do Grupo Gestor de Política de Igualdade Racial (GGPIR) Norte, Maria Nazaret Teles Silva, e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Rosangela da Silva.

A militante Graça Sabóia foi lembrada pelo secretário Elson Alípio como um exemplo de vida dedicada à causa da igualdade racial e em busca de um Brasil melhor. O secretário destacou também a necessidade de a comunidade participar da construção efetiva de uma política pública que seja inclusiva e de indicar qual o caminho a ser seguido pelo poder público no enfrentamento da questão. “Estamos falando de um racismo velado que, por mais que seja negado, ocorre no dia a dia das relações e que requer uma ação combativa. Temos que nos posicionar contra toda desigualdade que existe neste país, onde quanto mais se acentua a cor da pele, mais restritivos parecem ser os direitos das pessoas,” afirmou.


Para o gerente Regional de Educação Norte, o doutorando em Educação Jerry Adriani da Silva, o poder público está atento às demandas da promoção de igualdade racial. “O primeiro passo para avançar no enfrentamento das desigualdades é o reconhecimento e isso já foi feito. No campo da Educação atuamos em várias frentes desde seminários de formação de professores até a distribuição de kits de literatura afro. A implementação das leis 10.639 e 11.645 no currículo escolar também se apresentam como ações afirmativas”, declarou. Jerry Adriani destacou a importância de a sociedade se manter sempre alerta, pois, de acordo com ele, por mais avanços que política garanta, um preconceito, uma hierarquização de raças construídas há mais de 500 anos de história não serão vencidas rapidamente. “Sempre haverá uma situação, quer seja no ambiente escolar ou de trabalho, que vai requerer uma ação pontual, para além daquelas que são gerais no campo da política”, finalizou.


As propostas
Quatro eixos temáticos serviram de referência para as propostas. O tema Participação cidadã na construção e controle social da política de Promoção da Igualdade Racial. Interfaces dos fóruns e comissões locais com a promoção da igualdade racial apontou como proposta a garantia da participação da sociedade civil no Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial e como desafio o fortalecimento do GGPIR e a inclusão de sua participação no Orçamento da PBH

O segundo eixo discutiu as Estratégias para o desenvolvimento de políticas de Promoção da Igualdade Racial e indicou a necessidade de transformar a coordenadoria em Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial. Segundo os participantes, o maior desafio seria implementar os planos e propostas debatidos nas últimas conferências.

O debate sobre Diversidade cultural e intolerância religiosa, tema do terceiro eixo propôs a construção de propostas pedagógicas que promovam a diversidade religiosa e o reconhecimento da diversidade religiosa, bem como o fortalecimento da laicidade no Brasil

Já o quarto eixo, cujo tema foi Enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial, apontou como proposta a divulgação e conscientização da comunidade sobre as políticas existentes e para reivindicação de direitos, tendo como desafio a inserção política e econômica das minorias.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: