quarta-feira, 24 de julho de 2013

Centro de Saúde MG 20 investe no bem estar da sua equipe de profissionais




Sem dores, sem depressão e sem estresse. Estes são apenas alguns dos benefícios da Quick Massagem, uma técnica de massagem rápida e de origem milenar chinesa que consiste em toques, amassamentos e rotaturas com os dedos. O objetivo principal é promover um equilíbrio físico, mental e energético fazendo o uso de uma cadeira especial.

Atentos ao bem estar dos profissionais, a Quick Massagem foi implantada no Centro de Saúde MG 20 (Rua Areia Branca, 171, bairro Ribeiro de Abreu) a cerca de um ano e meio. A cada dois meses todos os funcionários participam de um sorteio e decidem se querem participar das seções de massagem que são oferecidas gratuitamente com a ajuda de um especialista.

De acordo com o gerente Moisés Gonçalves de Oliveira, a ideia surgiu pela observação do índice de ausência dos profissionais no local de trabalho, além da demonstração de cansaço dos mesmos. Ainda segundo ele, era preciso intervir nessa situação que não era um problema isolado. “O foco desse atendimento não é na doença, mas na promoção da saúde. A atenção ao bem estar, a qualidade de vida, a valorização do profissional bem como a humanização das relações”, disse.

A metodologia do trabalho consiste num questionário avaliativo após o sorteio de todos os que ainda não participaram. Nele, são avaliados os níveis de ansiedade, depressão e estresse além do grau de dor que é medida mediante uma escala que varia de um a dez. Ao final de dois meses nova avaliação é feita comparando-se os resultados.

Segundo o massoterapeuta Alexandre Lana Reis, não é necessário nenhum preparo especial por parte do usuário e cada seção leva em torno de 15 a 20 minutos. “Buscamos resultados efetivos no tratamento de dores provenientes da má postura e do estresse, com vistas a melhorar a qualidade de vida dos profissionais que aqui atuam”, explicou.

Ilma Soares Souto de Almeida
Ilma Soares Souto de Almeida, 47, técnica de enfermagem, terminou a sessão há mais ou menos um mês e meio. Ela comentou que às vezes as pessoas nem percebem o nível de estresse em que se encontram e disse ainda que ficou assustada com a própria avaliação inicial cujos resultados indicavam início de depressão. “Melhorei as dores nas costas e também as noites de sono. Hoje me sinto bem melhor e mais tranquila”, comentou. Ainda segundo ela, essa atitude por parte do Centro de Saúde incentiva o desempenho dos profissionais que se sentem esgotados ao final de um dia intenso de trabalho.


Em sua primeira seção e após esperar pela oportunidade desde o início do projeto, Ângela Duarte Soares, 40, enfermeira do Programa Saúde da Família, já sentiu os benefícios da Quick Massagem. “A técnica é bastante relaxante e a gente como profissional se sente cuidada. Vejo um avanço muito grande porque integramos uma categoria que precisa de um momento de atenção”, falou.

O Centro de Saúde MG 20 realiza as seções no próprio espaço, às segundas-feiras, de 9h às 11h. O gerente Moisés Oliveira também se diz satisfeito com os resultados e conta que já existe um projeto de agregar um profissional da área de Educação Física. “O objetivo é dar continuidade a esse serviço, trazendo mais um especialista para complementar a atividade com exercícios físicos e formá-lo para ser um multiplicador das práticas da Quick Massagem no Centro de Saúde, ampliando o atendimento”, finalizou. 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: