quarta-feira, 17 de julho de 2013

Centro de Saúde MG20 comemora o Dia Internacional do Homem na Região Norte



O Centro de Saúde MG20 (rua Areia Branca, 171, bairro Ribeiro de Abreu) comemorou no último dia 13 o Dia Internacional do Homem. O evento, que  reuniu cerca de 40 moradores e usuários, contou também com a participação das mulheres.

De acordo com o gerente Moisés Gonçalves de Oliveira, o Centro de Saúde visa olhar para muito além da simples assistência. “O intuito é o de celebrar a data com a conscientização do homem sobre a importância de viver bem. O que vai fazer grande diferença na saúde dele é a atitude”, disse.

A gerente adjunta Cláudia da Silva ressaltou a relevância no trabalho da prevenção e promoção da saúde com foco na mudança de atitudes. “O homem procura atendimento quando já sente sintomas ou para tratar de uma lesão aparente”, argumenta.

As atividades se iniciaram com a técnica chinesa de relaxamento corporal e mental (Lian Gong). Mais descontraídos, eles contaram com a apresentação musical do Sr. Aguinaldo, também usuário do C.S. Também foi oferecido aos participantes um suco natural a base de folhas, feito pelas nutricionistas do Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF).
Circuito da saúde


Dando sequencia as atividades, um circuito da saúde foi montado especialmente para esse dia. Eles puderam medir a pressão, colocar as vacinas em dia, fazer uma avaliação com um educador físico e uma nutricionista, além de passar no consultório de odontologia.
Um profissional da Assistência Social orientava-os numa sala de espera com dicas para uma vida melhor. Juntos, eles conversavam sobre as perspectivas de vida e recebiam orientações sobre mercado de trabalho, cursos, a vida em família e na sociedade. Em outro espaço eles recebiam informações sobre sexualidade com indicações de métodos contraceptivos e esclarecimento acerca das doenças sexualmente transmissíveis.

Jackson Almeida de Oliveira, 40, morador do bairro Ribeiro de Abreu, recebeu a vacina contra hepatite B e colocou em dia a TRIVIRAL. Itamar Soares de Almeida, 65, é um exemplo de boa saúde. Ele participou no ano passado e neste ano trouxe outros amigos. “Pretendo manter minha saúde em dia porque o importante é se cuidar”, falou.

Você sabia que:

O dia homem foi criado em 1992 com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde pelo público masculino. Desde então, no dia 15 de julho, no Brasil, são realizados encontros para trabalhar com a promoção da igualdade de gênero, contra a discriminação por sexo e também destacar papéis positivos dos homens na sociedade. 

FONTE AUXILIAR: Ministério da Saúde/Blog da Saúde

Veja mais fotos: https://picasaweb.google.com/104258757810305596923/DiaDoHomemMG20

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: