quarta-feira, 17 de julho de 2013

Parceria no combate e prevenção à Dengue

A Gerência Regional de Zoonoses Norte, em parceria com o Mobiliza SUS, realizou na manhã dessa terça-feira, 16, uma ação de Conscientização e Combate à Dengue. A ação aconteceu na Creche Comunitária Cristo Operário (rua Risoleta Pinto Sardinha, 41, bairro Planalto) região Norte da capital.

Com a participação de mais de 60 crianças, de 2 a 5 anos, o Mobiliza SUS levou o teatro para ensinar as crianças sobre os riscos e como prevenir a dengue. Fantoches dos personagens pintinho amarelinho, sapo que não lava o pé, galo carijó e galinha pintadinha ganharam vida e encantaram as crianças. A estória da menina Mariana que estava com a sua avó doente foi o pano de fundo para abordar de forma lúdica as causas da doença. A garotada cantou, se divertiu e aprendeu sobre a Dengue.

A equipe de Zoonoses da Regional Norte levou amostras de ovos, larvas, pupa e o mosquitos já adultos para que as crianças conhecessem os estágios da vida do mosquito. “É muito importante esse tipo de ação, as crianças interagem muito, entendem e transmitem para a família o que aprenderam. Em abril fizemos uma campanha de combate à Dengue, enviamos bilhetes para os pais, e trabalhamos a prevenção” afirma Cláudia Pastor Jesus, coordenadora pedagógica da Creche Comunitária Cristo Operário.

Após a apresentação do grupo teatral, os alunos da creche cantaram uma adaptação da música Ciranda Cirandinha, com a letra:
“Crianças, criancinhas vamos todos escutar
Vamos tomar cuidado para a dengue não pegar
É da água limpa e parada que vem esse mosquitinho
Ele nunca está contente e quer sempre picar agente
Por isso seu mosquito faz favor de ir embora
Eu não quero ficar doente, diga adeus e vai embora”.

Veja mais fotos: http://migre.me/fvMds
 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: