quinta-feira, 18 de julho de 2013

Regional Norte é pioneira em evento do Programa Caminhar



A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) realizou na manhã desta terça-feira, dia 15, o primeiro “BH caminha com a Norte”. O evento aconteceu no Parque Ecológico da Pampulha e reuniu cerca de 200 pessoas.

De acordo com o supervisor técnico do Programa Caminhar, Glauber Gustavo da Paixão Fernandes, o objetivo foi o de unir os usuários dos grupos de caminhada que atuam, por meio SMEL, nos Espaços BH Cidadania dos bairros Aarão Reis, Providência, Jardim Felicidade, Vila Biquinhas, Paulo VI, Tupi Mirante, São Tomás e Lajedo. Ainda de acordo com ele, o parque foi o local escolhido devido à proximidade de todos os grupos que estão na Regional Norte, o fácil acesso, de terreno plano, com ótima visibilidade e fluidez do ar.

Na chegada os participantes recebiam uma ficha para avaliação que eram preenchidas após aferição de peso e altura, medição de circunferência abdominal e percentual de gordura. Também era feito o teste de flexibilidade dos membros inferiores e avaliação geral dos resultados com recomendações de exercícios físicos.

Teste de flexibilidade

As atividades se iniciaram com um breve alongamento e técnicas chinesas de relaxamento da mente e do corpo (Lian Gong). Após um descanso, eles participaram de um “aulão” de ginástica motivacional e ao final puderam andar pelo parque e socializar entre si.

A moradora do bairro Tupi Lajedo, Vânia Maria de Almeida, 62, disse que se sente bem melhor com a prática de exercícios físicos. “Frequento o programa há quatro anos e de lá pra cá minha saúde mudou totalmente. Tenho diabetes e meu nível de colesterol estava alto. Sentia tonturas, desânimo e dor nas pernas. Depois de quatro meses voltei ao médico e fiquei feliz com os resultados”, falou.

Após uma cirurgia no coração há dois anos, tempo em que aderiu a caminhada no programa, Ângelo Simão de Freitas, 58, contou que participa ativamente dos encontros. “Hoje minha qualidade de vida é de 100%. Apesar de algumas limitações me sinto uma pessoa totalmente normal e muito disposta. Não conhecia o parque e foi uma surpresa poder me exercitar num lugar como esse”, comentou.

Ângelo Simão de Freitas

Programa Caminhar
De acordo com o coordenador Adilson Márcio de Castro, o Programa Caminhar trabalha com atividades físicas atuando nos territórios, com grupos de caminhada e ginásticas. Adilson disse ainda que, dentro dos territórios, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promove ações como o Vida Ativa para a terceira idade e o Esporte Esperança que trabalha com crianças e adolescentes. “Atuamos em nove pistas em BH. Na Norte atendemos na Via 240 onde quinzenalmente fazemos a avaliação física dos caminhantes. Também temos atendimento para as crianças do 2º ciclo nas escolas”, finalizou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: