segunda-feira, 15 de julho de 2013

Grupo de combate ao tabagismo comemora resultados

Com o objetivo de auxiliar as pessoas no tratamento ao abandono do cigarro, o Centro de Saúde Novo Aarão Reis (Rua Hum, 200, Novo Aarão Reis) criou o Grupo de Cessação do Tabagismo e está comemorando os resultados. De acordo com a médica de família, Drª. Lêda Mendes, cerca de 70% dos participantes já largam o cigarro completamente. O grupo é uma proposta multidisciplinar de trabalho promovido pelas equipes de Saúde da Família juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).



De acordo com a Drª Lêda, as equipes do Programa Saúde da Família identificam os tabagistas desejosos de parar de fumar, e os encaminham para palestras e encontros motivacionais. Uma avaliação identifica o grau de dependência do cigarro para formação de grupos com 15 usuários. Cada grupo participa de 10 encontros, com periodicidade semanal no início do tratamento, quinzenal e, por fim, mensal. Além dos encontros, pode ser necessária a interação medicamentosa e uso de adesivos.

Durante os encontros, os participantes trocam experiências pessoais, falam o motivo de terem começado a fumar e, principalmente, o que os motivam a parar. A perda de um familiar em decorrência do uso do cigarro e problemas de saúde causados pelo tabagismo são os principais relatos.

O projeto conta com o acompanhamento de uma médica da família, um psicólogo e uma farmacêutica, a frente da coordenação além desses profissionais há a contribuição de uma assistente social.
  
Fumante por mais de 60 anos, Ernestina Mendes da Silva, 76 anos, dona de casa, que já tinha vontade de parar de fumar resolveu abandonar, de vez, o cigarro quando soube do trabalho do Grupo de Cessação do Tabagismo, onde encontrou apoio e orientação. “Depois que parei de fumar vi muita coisa boa, antes eu tinha muita tontura, dor de cabeça, agora não sinto mais vontade de fumar, estou bem melhor. O cigarro mata a gente aos poucos” diz Ernestina.


Já Victor Hugo Carvalho Nascimento, 25 anos, estagiário do Posso Ajudar Amigos da Saúde, fumante há 10 anos, já percebeu os benefícios de parar de fumar. “O paladar e o olfato melhoraram. Até mesmo um pão de sal passou a ter um sabor diferente, e agora consigo perceber mais os cheiros das coisas. O cigarro foi apresentado como uma coisa bonita pela propaganda mais na realidade, ele não tem nada de bonito, só prejudica a saúde,” afirma Victor.

Na região Norte da capital esse tipo de tratamento são oferecidos nos Centros de Saúde Floramar I, Heliópolis, Novo Arão Reis, Guarani, São Tomaz, Campo Alegre, os demais Centros de Saúde estão em processo de implantação. “Caso o usuário do Centro de Saúde queira fazer parte do Grupo de Cessação do Tabagismo, ele deverá procurar o centro de Saúde do seu bairro e relatar a sua equipe tal interesse” afirma Simone Abrantes Cândido, Coordenadora do Nasf Norte.

Você sabia que:

Ø  Há 4.720 substâncias tóxicas presentes na fumaça dos derivados do tabaco;

Ø  No Brasil morre cerca de 23 pessoas por hora em decorrência do tabagismo;

Ø  O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão.

Ø  Os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão;

Ø  O cigarro contêm alcatrão, que é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas.

Ø  O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo o causador de aproximadamente 50 doenças, entre elas a hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular,osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras doenças;

Ø  De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil. Sendo as principais causas as doenças coronarianas - angina e infarto do miocárdio, bronquite crônica, enfisema pulmonar, câncer no pulmão, doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral), outros tipos de câncer como de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia.

Veja mais fotos: http://migre.me/fu1Sv

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
FONTE AUXILIAR: Instituto Nacional de Câncer (Inca) 

Nenhum comentário: