segunda-feira, 22 de julho de 2013

Projeto Práticas Corporais atende crianças na região Norte da Capital

Com o objetivo de promover ações de prevenção à obesidade e ao sedentarismo, o Projeto de Práticas Corporais, do Centro de Saúde Providência, região Norte da capital, reservou um espaço para atendimento às crianças. A atividade denominada Criança Praticando Saúde possibilitou a criação de um grupo especifico a partir de um diagnóstico feito no Centro de Saúde, no qual foi constatada a ausência de atividades físicas voltadas para crianças e adolescentes.


“Na região há muitas atividades físicas voltadas apenas para adultos e pouca oferta para as crianças. Resolvemos então montar um grupo que teve uma boa adesão por parte da comunidade e desde então vem crescendo,” afirma Andressa Cristina Conrade de Matos, Técnica Superior em Saúde, Educadora Física e uma das responsáveis pela nova ação. Iniciado a cerca de três meses, o grupo, que começou com sete crianças, ainda está em fase de implementação, e já atende 28 crianças. A meta é chegar a 60 atendimentos.

O público alvo são crianças com idade de 6 a 14 acima do peso ou que não tenham o hábito de se exercitar. De acordo com Andressa Conrade, a ação foi pensada para atender não só crianças e adolescentes obesos, mas também como forma de prevenção a obesidade e ao sedentarismo.

As atividades físicas são realizadas dois dias na semana, divididas entre jogos, brincadeiras e esportes como o basquete, além de aulas nos moldes da Academia da Cidade, sempre intercalando com brincadeiras, com vistas a fazer com que as crianças aumentem o gasto calórico.

Andressa ressalta que mais importante que o emagrecimento é despertar a necessidade de uma vida saudável. “Queremos principalmente incutir na criança hábitos saudáveis de vida. Sabemos que o que é feito aqui é só uma parte, para ter resultado depende muito da alimentação dessa criança em casa e da supervisão dos pais. Se a criança não tiver uma alimentação correta, as atividades podem não ter o efeito desejado. Tentamos fazer com que elas tomem gosto pela atividade física e continuem isso depois de adultas.”

Áurea Márcia do Nascimento, mãe da aluna Rúbia Alexandra, 9 anos, parabenizou o projeto  “Soube do projeto por outras crianças. Trouxe minha filha por ela estar um pouco acima do peso. Eu tenho problema de obesidade sei que ela tem tendência. Hoje, a Rúbia tem mais disposição, as roupas que não serviam já servem. Com a reeducação alimentar, ela começou a comer salada. O projeto é excelente.”

Renata Santana, mãe da aluna Geovana, 9 anos, comenta as mudanças já percebidas “Alimentação dela mudou, come hoje mais coisas saudáveis, emagreceu, dorme melhor, tem mais disposição, até a atenção com as coisas melhorou. O projeto é maravilhoso.”

Satisfeito com o resultado, João Vitor Rangel Almeida, 13 anos, foi para o Criança Praticando Saúde com objetivo de reduzir o peso e hoje comemora a perda de 6 kg em 3 meses.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Providência fica na Rua Arantina, 375, Minaslândia, e as atividades são realizadas as terças e quintas-feiras de 13h às 15h30.


Veja mais fotos: http://migre.me/fzx03 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: