sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ACS participam de Capacitação em Tuberculose na Regional Norte





A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Norte, promoveu nesta última semana, dia (11), capacitação em Tuberculose para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).  O evento promovido pelo Comitê Distrital de Enfrentamento a Tuberculose, das gerências de Atenção à Saúde e Epidemiologia, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Farmácia Distrital, reuniu cerca de 40 profissionais no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo).

O evento contou com a palestra da Enfermeira e Referência Técnica da Gerência de Atenção à Saúde Norte, Lorena Antonini, que ressaltou a importância do acompanhamento direto dos casos de tuberculose pelo profissional de saúde através do programa Saúde da Família, no tratamento da doença.  

A capacitação teve como objetivo reforçar as orientações e aprimorar os conhecimentos dos ACS da Regional Norte, visando criar estratégias de melhor adesão do paciente ao tratamento da tuberculose. Foram debatidos temas como tratamento, medicamento, doses, acompanhamento do paciente. A questão do tratamento da tuberculose em idosos, grávidas, diabéticos, e demais grupos que apresentem algum tipo de risco, também recebeu destaque na palestra.  

Para a Agente Comunitária de Saúde, Flávia Cristina da Silva, iniciativas que permitem a reciclagem do profissional são fundamentais. “É Sempre bom aprender sobre as formas de transmissão, medicamentos, abordagem, e o protocolo de acompanhamento ao doente. Isso faz com que o profissional se sinta cada vez mais bem preparado para atender ao usuário do serviço de saúde”, afirmou. 

A Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch". Contagiosa, atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Cláudio José Gontijo disse...

Regional Norte

Gostaria de contar com sua ajuda. Sou um Professor (PBH) e Biólogo que se aposentou por laudo médico. Mas desejo disponibilizar imagens e textos a alunos, professores e curiosos em geral, para continuar, de alguma forma, instruindo. Se puderem visitem o Ver de Vida.

Que a sua jornada seja iluminada e feliz.
Cláudio.