quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Alunos do Projeto Educação de Jovens e Adultos lançam Revista


A Escola Municipal Daniel Alvarenga, localizada no bairro Zilah Spósito, região Norte de Belo Horizonte, promoveu na última quinta-feira, 28, o lançamento e noite de autógrafos da revista Vidas, produzida pelos seus alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ano de 2012.
A revista foi feita por meio de uma parceria entre a Escola Municipal Daniel Alvarenga, Assessoria de Comunicação da PBH, Secretaria Municipal de Educação e Regional Norte. Dos 120 alunos inscritos na EJA da Escola Daniel Alvarenga, 60 participaram da produção da revista que conta a história de vida destes alunos, suas experiências e lutas.
Para o Coordenador da EJA da Escola Municipal Daniel Alvarenga, Edson Rodrigues, foi um trabalho diferenciado “A produção da revista aconteceu no dia-dia das aulas, onde os alunos, de alguma forma, eram motivados a escrever e contar o que já viveram e suas experiências. Ao mesmo tempo estavam aprendendo um pouco mais e desenvolvendo uma nova história de vida” ressaltou o Coordenador.

A história de vida narrada pelos alunos da EJA vai da boneca de milho, do primeiro rádio de pilha, da fogueira na roça, do futebol com os amigos, aos vestidos de pano de saco, dentre outras recordações.
Leandro Matos
Para o aluno Leandro Matos, o ano de 2012 foi especial pela produção da revista. “Vivi momentos de muita dificuldade na vida e aqui só tenho a agradecer. Foi um privilegio estudar no Daniel Alvarenga, fiquei sem estudar por dois anos e aqui reencontrei a alegria de uma sala de aula”, enfatizou o estudante.

Segundo a Diretora da Escola, Andréa Caroline Correia Silva, o momento é muito importante, principalmente quando se volta no tempo “A revista resgata a história de cada aluno. Quando conhecemos a história de vida das pessoas percebemos que história dela se parece com a nossa. É também uma forma de valorizar o estudante. Parabéns a todos que participaram deste projeto maravilhoso” resalta a diretora.
O Designer, Pedro Paulo Silva, que participou do desenvolvimento do projeto, acredita que a revista é apenas o início “Por ser uma revista, os alunos são incentivados a continuar e produzir cada vez mais. Poucas vezes me emocionei tanto com histórias de vida e superação. Escritores, professores, estão de parabéns. Agradeço a oportunidade de ajudar a desenvolver esse projeto” diz Pedro Paulo.

Educação de Jovens e Adultos
O programa é destinado a todas as pessoas, com idade acima de 15 anos, que não concluíram o ensino fundamental. O programa é oferecido em várias Escolas Municipais e em espaços da comunidade nas nove Regionais da Capital.
Sessão de Autógrafos




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: