sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CRAS da Região Norte expõe rendas e bordados no Centro de Referencia da Moda




A Fundação Municipal de Cultura CRModa (Centro de Referência da Moda) rua da Bahia, 1149 – Centro, promoveu na segunda-feira (16) , duas exposições de peças íntimas femininas, a “Bordados Memórias de Sutis Lembranças”com curadoria de Marília Salgado, apresentando peças bordadas entre as décadas de 1950 e 1970. E a exposição “Tramas e Bordados Ontem e Hoje” com coordenação do estilista Renato Loureiro, que apresentou peças confeccionadas á mão pelas bordadeiras na oficina realizada no CRAS/ Novo Aarão Reis, Avenida Risoleta Neves, 347, bairro Novo Aarão Reis, região norte da capital.


 A exposição teve a presença da coordenadora do CRAS/ Novo Aarão Reis Fabiana Fadul, da gestora do Centro de Referência da Moda, Marta Guerra, do estilista Renato Loureiro e além da presença de grandes artesãs. 

A coordenadora do CRAS, Fabiana Fadul, ressaltou a importância da participação da exposição e do bordado "Para o CRAS Novo Aarão Reis, participar desse projeto foi uma experiência muito rica e valorosa, pois as oficineiras tiveram a oportunidade de ampliar suas habilidades agregando informações de moda a esse ofício, tecendo com cuidado e carinho, novos horizontes de cidadania. Fazer o bordado é assim como a vida da gente, temos que escolher as cores, a trama, qual tecido cai melhor, fazer e refazer laços, desatar os nós. Em cada ponto no tecido uma história, de sonhos, de tristezas, alegrias, lutas e de construção de cidadania” afirmou a coordenadora. 


Maria Madalena, uma das bordadeiras do CRAS, contou que antes de entrar pra oficina já sabia fazia alguns bordados, mas queria se aperfeiçoar, desde os dez anos de idade a bordadeira já tinha contato com o oficio por meio de sua mãe adotiva “Estou na oficina há um ano e meio, aprendi muito mais depois que entrei para a oficina, já sabia fazer crochê há trinta anos, mas durante a oficina tive a ajuda de professora Geralda para poder aprender mais. Amo o que eu faço, e faço com todo prazer” diz Madalena. 

A exposição, com cerca de setenta peças entre camisolas, robes de chambre, liseuses, calcinhas e combinações confeccionadas em seda pura, cambraia de linho ou de algodão, até mesmo algumas em poliéster, acontece até dia 17/01/2014, no Centro de Referência da Moda (CRModa) rua da Bahia, 1149 – Centro, as segundas-feiras de 10h às 19h nas e de terça a sexta, das 10h às 21h. A entrada é gratuita


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: