quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Regional Norte comemora 10 anos do Programa Bolsa Família



A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por intermédio de sua Gerência Regional de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, realizou nesta segunda feira (16), um encontro em comemoração aos ‘10 anos do Programa Bolsa Família – Avanços e Perspectivas’. A atividade contou com a presença do secretário regional Norte, Elson Alípio Júnior, o adjunto, Sérgio Miranda, e cerca de cem pessoas entre beneficiários e servidores.

Durante o encontro os beneficiários assistiram a esquete teatral ‘CRAS e Família’ do grupo de
mobilização da Secretaria Municipal de Assistência Social, além da exibição do documentário institucional sobre o programa.Logo após debateram sobre os avanços proporcionados pelo programa como a ofertas de cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI, SENAC E SENAT, tarifa social de água, luz, e telefonia, minha casa minha vida, isenção de concursos, descontos na previdência social dentre outros benefícios proporcionados pelo programa.


Na ocasião o Secretário, Elson Alípio Júnior, falou sobre a evolução do programa ao longo desses 10 anos “Ainda temos desafios enormes na distribuição de renda no país, o Bolsa Família vem como uma resposta para a transformação social. Avançamos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer na superação da vulnerabilidade. É necessário reconhecer que os desafios são bem menores do que há 10 anos.” destacou o Secretário.

De acordo com a gerente de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Ana Paula Nascimento, a Regional Norte possui o maior número de beneficiários do Programa Bolsa Família em Belo Horizonte “Eventos como esse potencializam e proporcionam conhecimentos necessários aos beneficiários. É uma Oportunidade ímpar para apresentar todos os programas e cursos profissionalizantes que são ofertados através do Bolsa Família. O intuito é que essas famílias saiam da situação de vulnerabilidade social que se encontram e passem a ter autonomia” afirmou Ana Paula.

Maria José Valadares dos Reis, utilizou os benefícios do Programa durante vários anos, hoje comemora a superação da vulnerabilidade social “Sabendo usar os benefícios oferecidos pelo programa eu consegui sair da situação de vulnerabilidade que vivia antes. Hoje trabalho com serviços gerais e tenho filhos estudando e filhos formados, graças aos benefícios proporcionados pelo Bolsa Família. Voluntariamente pedi exclusão do programa” disse Maria José.




Bolsa Família

O programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Tendo como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 140 ( cento e quarenta reais) mensais e está baseada na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Para ter acesso aos benefícios do programa o cidadão precisa fazer sua inscrição no cadastro único (CAD único). Só na Regional Norte, mais de 11 mil famílias são atendidas pelos diversos benefícios do programa. Em Belo Horizonte são mais de 70 mil famílias.


Galeria de Imagens: http://migre.me/h49AX

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: