quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Exposição do projeto Arte na Mala encanta usuários da Regional Norte



Desenvolvido pela equipe do Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência da Regional Norte, juntamente com a Gerência de Programa de Transferência de Renda e Geração de Trabalho e a Gerência Regional de Proteção Social Básica, o projeto Arte na Mala é destinado a pessoas com deficiência promovendo atividades lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras.

Na última sexta-feira (21), estes usuários, expuseram seus quadros no hall da Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) com pinturas desenvolvidas durante o projeto Arte na Mala. O projeto foi criado a partir do programa Mala de Recursos, destinado a uma estratégia de intervenção.

O Arte na Mala baseia-se em uma mala propriamente dita, em que o educador leva à casa do usuário. Cada mala contém utensílios específicos de acordo com as limitações e gosto dos usuários, na mala pode conter materiais para pinturas, artesanato, dentre outras formas recreativas utilizadas para o auxilio no desenvolvimento do atendido pelo programa.

Para Flaviano Oureles, educador social e responsável pelo desenvolvimento do projeto, a mala trabalha o brincar e o potencial de cada um dos atendidos pelo projeto “A mala possui diversos brinquedos e brincadeiras que posso ofertar aos usuários. De acordo com a potencialidade e a necessidade de cada um buscamos desenvolver suas habilidades. Eles ficam mais alegres e interagem com a atividade” afirmou o educador.

De acordo com Marisa Braga de Melo, mãe de Lucas Melo, um dos usuários do programa na Regional Norte, sempre que chega terça-feira, dia em que o Educador Social faz a visita ao seu filho, ele fica mais calmo e alegre “Quando o Lucas pega o pincel, vejo o semblante dele mudar, vejo a alegria nos seus olhos. O projeto é muito bom, hoje meu filho já sabe ler o alfabeto todo” afirma Marisa.

Quando o assunto é o projeto o usuário Welson Rodrigues fala com empolgação “O projeto é muito legal. Tenho evoluído a cada dia. Gosto de pintura de quadros e artesanato. E me sinto aliviado e alegre quando estou nas atividades do programa”.

A Regional Norte atende, atualmente, 20 usuários no Serviço de Proteção Social à pessoa com deficiência.


Saiba mais:

O Serviço de Proteção Social à Pessoa com deficiência segue um modelo que possibilita o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários promovendo a inclusão social. Tendo como diretrizes básicas a centralidade na família, o trabalho em rede, o protagonismo e acessibilidade.


Outras informações: 3277-7400




Galeria de Imagens: http://migre.me/i3Avv


 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: