sexta-feira, 28 de março de 2014

Escola Municipal da Regional Norte recebe capoeiristas em Cortejo pela Paz



A Escola Municipal Sergio Miranda, mais conhecida entre a comunidade como Tupi Mirante (rua, Ministro Oswaldo Aranha, 375, bairro Tupi) região Norte de Belo Horizonte, foi ponto de encontro para o Cortejo pela Paz que aconteceu no último sábado, dia 22, durante as atividades do Programa Escola Aberta.

O evento marcou o início do Programa Escola de Aberta de 2014 na instituição, com a  coordenação Raimundo Ferreira de Souza, o mestre Ray, contando com a participação de cerca de 40 capoeiristas da Oficina da Capoeira Internacional e de toda a comunidade escolar. Na ocasião foram disponibilizadas oficinas de capoeira, artesanato, maquiagem e futsal para as crianças.

O cortejo saiu pelas ruas do bairro Tupi ao som dos tambores e berimbaus, em uma manifestação pela paz, de acordo com Mestre Ray  o evento buscou mostrar a força mobilizadora da capoeira, assim como seu potencial educativo, pacificador e de intercâmbio cultural.

Mestre Ray explica que a parceria da Oficina da Capoeira Internacional com a Prefeitura de Belo Horizonte por meio dos Programas Escola Aberta e Escola Integrada existe a mais de dez anos e tem como objetivo formar cidadãos responsáveis e conscientes através da filosofia encontrada na capoeira “Procuramos incentivar a criança e o adolescente a estudar, ter uma formação acadêmica, uma profissão. Que o aluno não tenha apenas um corpo sarado e trabalhado pelo esporte, mas que cabeça também seja trabalhada, que ele saiba se comunicar e expor suas ideias” afirmou o mestre.

Escola Aberta


O Programa Escola Aberta é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte e busca levar as comunidades atividades educativas, culturais, esportivas, de formação profissional inicial e geração de renda, reforçando a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos. Na Regional Norte, todas as 20 Escolas Municipais participam do Programa.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: