sexta-feira, 28 de março de 2014

Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente da Regional Norte debate Metodologia de Trabalho



A Prefeitura de Belo Horizonte, por intermédio da Secretaria Municipal Regional Norte, promoveu na última quinta-feira, 27, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) a primeira atividade do Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente 2014 (FOCA). Coordenado pelas gerências de Saúde, Educação e Políticas Sociais o Fórum debateu a Metodologia de Trabalho que será implementada pela equipe durante a condução dos trabalhos durante todo o ano.

O Gerente de Políticas Sociais da Regional Norte, Ademilton Araujo, abriu o fórum falando sobre os desafios no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o trabalho intersetorial que o FOCA tem desenvolvido na Regional. De acordo com o gerente o maior desafio da gestão é garantir condições básicas para que uma criança cresça e se desenvolva de forma plena.

No encontro os participantes conheceram a história do Fórum que iniciou em 2001, coordenado apenas pela gerência de educação e com temas específicos. No decorrer dos anos a atividade contemplou a presença das gerências de saúde e educação ampliando ainda mais o foco do trabalho. Logo após a apresentação os participantes debateram sobre os possíveis temas que serão discutidos nas atividades, palestrantes que serão convidados, locais, modelo de discussão, desafios, entre outras questões.

O gerente social ressaltou a importância da intersetorialidade “Para que haja o cumprimento da Lei 8069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, é preciso desenvolver um trabalho que passa pelas políticas públicas básicas e imprescindíveis que são educação, saúde e assistência social. A Regional Norte tem avançado muito uma vez que todos os envolvidos no trabalho intersetorial têm abertura para construir juntos” disse o gerente.

Adarlete Carla do Rosário, gerente regional do Programa Bolsa-Escola Norte, e uma das coordenadoras da atividade, também sobre a intersetorialidade na Regional Norte “A intersetorialidade na Regional Norte não só existe como é muito bem desenvolvida” destacou.

 Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente

O Fórum de Atenção à Criança e Adolescente é um espaço de discussão e formação que busca fortalecer o trabalho em rede e de forma integrada. Nestes encontros, reúnem-se diversos profissionais e agentes sociais que atuam no atendimento à criança e ao adolescente, tais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, professores, gestores, integrantes de ONGs, lideranças comunitárias, entre outros.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: