segunda-feira, 10 de março de 2014

Regional Norte inicia campanha de imunização contra o HPV em suas Escolas Municipais


Começa hoje, segunda-feira (10), na região Norte da capital, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos. A primeira dose será ofertada durante os horários de aula nas escolas da Rede Municipal Norte do dia 10 a 15 de março, a vacina é gratuita e destinada às adolescentes, nascidas entre 11/03/2000 e 10/03/2003. 

Pais e adolescentes devem ficar atentos aos dias de vacinação correspondente a sua Escola. Para ser vacinada a estudante deverá apresentar seu cartão de vacina ou um documento de identificação. 

O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo uterino, ao todo existem mais de cem tipos do vírus, sua transmissão ocorre principalmente por meio de relações sexuais, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. 

A vacina distribuída em todo território nacional protege contra os quatro tipos mais recorrentes do HPV sendo eles os tipos 6, 11, 16 e 18. Dois destes tipos de vírus, o 16 e 18, são os responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, o que corresponde a 95% dos casos de câncer no país.

Para garantir proteção completa das adolescentes, a imunização ocorrerá de forma estendida em três doses, a segunda aplicação deve ser feita 6 meses após a primeira e a terceira 5 anos após a segunda.

As adolescentes que perderem a data da campanha de vacinação nas escolas podem ser imunizadas durante todo o ano no posto de saúde mais próximo de sua casa.


Clique aqui e confira o vídeo oficial da Campanha.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: