segunda-feira, 5 de maio de 2014

Centro de Saúde da Regional Norte ganha Escovódromo Bucal


Foi realizada na última terça-feira (29) no Centro de Saúde Amélia Rocha de Melo, rua Vasco da Gama, 334, São Bernardo, região Norte de Belo Horizonte, a inauguração do Escovódromo Bucal Móvel. 

Elaborado e fabricado pelos estagiários do 9º período do curso de Odontologia da UFMG, em parceria com a equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde Amélia Rocha de Melo, o Escovódromo foi destinado aos beneficiários do Bolsa Família. 

O aparelho é um instrumento de baixo custo voltado para as ações coletivas em saúde bucal, criado com a finalidade de auxiliar na orientação de como manter uma boa escovação, motivar o hábito da higiene bucal, a melhoria no ato da escovação e sua frequência. 

A Gerente do Centro de Saúde, Elisane Adriana, falou sobre a parceria com o Curso de Odontologia da UFMG e sobre a importância do Escovódromo “Na unidade nós temos um estágio de Odontologia em parceria com a UFMG, esses estagiários ficam aqui por um semestre, são alunos do último período, e no final do estágio fazem uma proposta de intervenção, ou seja, elaboram um projeto. Como a unidade não possui um Escovódromo e não temos um local especifico para fazermos as atividades da equipe de Saúde Bucal, responsável por orientar as pessoas sobre a escovação, os alunos tiveram a ideia de construir o Escovódromo Móvel, achamos muito interessante e necessário para a Unidade de Saúde” ressaltou Elisane. 

Gilson Alvarenga, estudante de Odontologia, estagiário do C.S e responsável pela idealização do projeto, em sua palestra aos beneficiários do Bolsa Família, deu dicas de como ter uma boa saúde bucal e orientou os participantes sobre como conservar os dentes limpos, sem cárie e sem nenhum tipo de manchas. 

De acordo com Victor Brandão, também estagiário do C.S e responsável pela supervisão da escovação dental realizada no evento, a criação de um equipamento móvel foi visando as limitações de espaço da unidade “Tivemos a ideia de construir o escovódromo para nos possibilitar levar de uma forma coletiva, para o nossos usuários, as instruções básicas.” disse Victor. 

Durante o evento os usuários tiraram suas dúvidas de como manter uma boa higiene bucal e receberam kits odontológicos de escovação infantil e adulta, composto por 01 escova de dente, 01 pasta de dente e 01 fio dental, além da distribuição de uma maça para que em seguida fosse feita a escovação. 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: