sexta-feira, 9 de maio de 2014

Regional Norte realiza palestra sobre CadÚnico em CRAS


A Regional Norte por meio da coordenação do Espaço BH Cidadania /CRAS Vila Biquinhas juntamente com a Gerencia Regional dos Programas de Transferência de Renda e Geração do Trabalho, realizou no último dia 30, uma palestra de apresentação do Cadastro Único (CadÚnico) para os Programas Sociais do Governo Federal. 

O evento foi promovido no CRAS Vila Biquinhas, rua Coronel Joaquim Tibúcio, 950, bairro Vila Biquinhas, sendo destinado aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos (SCFV) do CRAS, o Grupo FLOR e SER. 

O CadÚnico é um instrumento utilizado para identificar as famílias de baixa renda e para cadastras essas famílias nos programas sociais do Governo. Através do cadastro é possível conhecer a realidade social e econômica das famílias, possibilitando um estudo qualificado e o desenvolvimento de políticas sociais. 

A palestra foi ministrada pela Gerente Regional dos Programas de Transferência de Renda e Geração do Trabalho, Ana Paula Nascimento, que falou sobre os critérios para a requisição dos benefícios existentes por meio do CadÚnico , como a redução do valor da conta de água, luz, telefone, redução de alíquota do INSS para donos e donas de casa, carteira do idoso, cursos do Pronatec, meio passe estudantil, dentre outros benefícios. 

De acordo com Ana Paula, o momento foi gratificante “O encontro com a terceira idade sempre proporciona conhecimento. Transmitimos informações e aprendemos muito com eles, além disso, acreditamos que eles são agentes multiplicadores. A Regional Norte irá disponibilizar através do agendamento do CRAS estagiários da Gerência de Transferência de Renda e Geração de Trabalho para a realização do cadastro no CRAS Vila Biquinhas com a intenção de que todos os idosos que participam do SCFV tenham o CadÚnico” ressaltou a gerente. 

Para Ana Cristina, coordenadora do CRAS Vila Biquinhas, a ação foi muito importante para o grupo de Idosos “Muitos idosos tinham dúvidas ou desconheciam os benefícios ofertados pelo governo, com essa apresentação eles puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer outros benefícios. O intuito da palestra foi apresentar aos idosos os benefícios que existem, como acessá-los e onde se cadastrar” disse a coordenadora. 



Como se cadastrar 

Os interessados devem fazer o cadastro pessoalmente na Gerência de Transferência de Renda e Geração de Trabalho Norte, localizada na Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 25, bairro São Bernardo. Documentos necessários para o cadastro: Carteira de identidade; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho (assinada ou não), de todos os maiores de 18 anos; certidão de nascimento ou identidade de todas as crianças e adolescentes que residem na casa; aposentados trazer extrato do benefício fornecido pelo banco e comprovante de endereço atualizado (água, luz ou telefone). 

Grupo Flor e Ser 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para a pessoa idosa tem como agente social Luciana Dias e como referência técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Almir Júnior. O Serviço tem como foco o desenvolvimento de atividades de caráter continuado que contribuem no processo de envelhecimento saudável, na interação e proteção social. Os encontros do Grupo de Idosos FLOR E SER acontecem semanalmente ás quartas-feiras de 14h ás 16hs. 







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: