sexta-feira, 2 de maio de 2014

Moradores da Região Norte recebem Ouvidoria Itinerante


Moradores e comerciantes da região Norte de Belo Horizonte, receberam nesta última terça-feira, dia 29, a Ouvidoria do Município com a presença do Ouvidor Geral do Município Saulo Amaral e do Secretário Regional Municipal Norte, Elson Alípio Junior. A ação aconteceu na Avenida Doutor Cristiano Guimarães, em frente ao número 1691, no bairro Planalto, com o objetivo de ouvir as demandas da população. 

O atendimento foi realizado em um estande montado em uma das principais avenidas do bairro, os munícipes puderam se manifestar sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo observações negativas e positivas. De acordo com o Ouvidor do Município, Saulo Amaral, por ser um canal direto entre o cidadão e a prefeitura a Ouvidoria Itinerante é um importante instrumento de gestão, já que contribui com a melhoria da prestação dos serviços públicos. 

De acordo com o Secretário Regional Norte a Ouvidoria Itinerante é, também, uma ferramenta de avaliação da gestão pública “Primeiro deve-se compreender que o cidadão é a razão de ser da prefeitura, logo ouvi-lo é fundamental. Ações como esta são ferramentas de qualificação da gestão pública, quando nós que estamos na administração da cidade temos esse contato com o cidadão e ouvimos quais são suas demandas, as solicitações e as reclamações, podemos programar melhor o nosso serviço tendo em mente as necessidades comunidade” afirmou Elson Alípio Junior. 

O procurador federal aposentado e morador de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Idelcondo Leôncio Cornélio, passou pela Ouvidoria Itinerante e se surpreendeu com a iniciativa “Estou em BH para visitar minha família e fiquei surpreso, ainda não tinha visto uma iniciativa desta, é a primeira vez que vejo a administração municipal se aproximar do cidadão de forma tão direta. Eu gostaria muito que os outros estados também adotassem a mesma política” disse o aposentado. 

Sobre a participação popular o Ouvidor afirma que é crescente, o que mostra que a população tem buscado exercer cada vez mais sua cidadania, “A receptividade é muito boa, algumas pessoas não conhecem o trabalho da Ouvidoria, mas, quando vamos a região, diretamente nos bairros, próximo a casa das pessoas, elas passam a conhecer, a participar e a apoiar a iniciativa” pontuou Saulo Amaral. 

A Ouvidoria Itinerante atendeu, neste dia, 31 munícipes, totalizando 61 registros entre elogios, sugestões, solicitações e reclamações. Todas as demandas serão encaminhadas para os órgãos responsáveis e respondidas aos cidadãos. 

A iniciativa intitulada como Ouvidoria Itinerante, que tem o objetivo de aproximar a administração municipal da população, já passou por sete das nove Regionais, sendo elas Centro-Sul, Oeste, Pampulha, Leste, Noroeste, Nordeste e Norte. A primeira atuação da Ouvidoria em formato itinerante aconteceu em dezembro de 2013.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

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