quinta-feira, 15 de maio de 2014

Espaço BH Cidadania realiza apresentação do FIT 2014



O Espaço BH Cidadania/ CRAS Novo Aarão Reis Av. Risoleta Neves, 347 - Novo Aarão Reis, realizou por meio da Fundação Municipal de Cultura a apresentação da peça teatral “As raízes do Mineiro Pau e do Boi Pintadinho”. O evento aconteceu no último dia 08, contou com a presença de cerca de 200 pessoas, o peça faz parte do Festival Internacional de Teatro – FIT 2014. 

Com 20 anos de existência, o FIT traz, nesta edição, programações para o público infantil e da terceira idade. O espetáculo apresentado no CRAS Novo Aarão Reis “As raízes do Mineiro Pau e do Boi Pintadinho” é produzido pelo Grupo Sócio Cultural Cara da Rua e dirigido por José Antônio, é de classificação livre com duração entre 30 a 50min. 

A peça “As raízes do Mineiro Pau e do Boi Pintadinho” aposta nas festas de origens folclóricas e conta a história de um boi, o “Boi Bumbá”, um personagem importante da cultura popular, trazendo a encenação de elementos do Mineiro Pau, a mulinha, as Baianas, o Jaraguá, a Boneca, o Candieiro e a dança dos bastões, que nasceu com os escravos nos terreiros de café. 

O espetáculo fala de uma mulher grávida que tem o desejo de comer a língua do boi. No decorrer da apresentação o marido mata o animal, mas tem que ressuscita-lo, pois era o boi preferido do patrão. 

O diretor conhecido como Totonho, fala sobre a criação do grupo “O grupo foi criado através de manifestações sobre cultura popular nas escolas, com o intuito de valorizar e preservar através da peça do Boi de Miracema, a mais importante e representativa manifestação de cultura popular, de arte, de folclore e de tradição do nosso povo”, disse José Antônio. Parte superior do formulário 

A coordenadora do CRAS Novo Aarão Reis, Fabiana Fadul, falou da importância do FIT para a comunidade do CRAS “As atividades culturais são fundamentais para a população, à aproximação da cultura é um ganho substancial. Ter a oportunidade de ver o espetáculo que integra o festival e poder curtir, socializar, brincar é muito importante. Cultura também é uma forma de proteção para nossas crianças, adolescente e principalmente para nossa comunidade que está em situação de vulnerabilidade social. Foi uma tarde gostosa, esperamos sempre estar recebendo essas atividades aqui no CRAS Novo Aarão Reis” ressaltou Fabiana. 

O Festival Internacional de Teatro & Rua de BH – FIT 2014, acontece na capital mineira dos dias 06 a 25 de maio, todas as apresentações serão realizadas em espaços abertos (ruas, parques e praças). 



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: