quinta-feira, 15 de maio de 2014

Regional Norte realiza mutirão de limpeza

Visando o controle de zoonoses no bairro Heliópolis, região Norte de Belo Horizonte, a Secretaria Regional Municipal Norte, por meio das gerencias de Zoonoses (GERCZO) e de Limpeza Urbana (GERLU) realizou nos dias 08 e 09 de maio, um mutirão de limpeza para o recolhimento de materiais que servem de abrigo para o escorpião. 

Antes da coleta os Agentes de Combate a Endemias (ACE) passaram em cerca de 200 residências, localizadas na área onde a ação foi programada, distribuindo folhetos explicativos e com a indicação para os moradores sobre quais materiais seriam recolhidos. 

Durante a ação foram coletados, pelo caminhão da Prefeitura, materiais como restos de madeira, móveis velhos, garrafas pet, latas, vasos, carcaça de eletrodomésticos e materiais de construção. 

Além do recolhimento, foram disponibilizadas duas caçambas que ficaram entre os dias 08 e 12, na rua dos Vicentinos, esquina com Rua dos Franciscanos e Rua dos Beneditinos, esquina com Coronel Castro, onde foram depositados cerca de dois metros de resto de obras (entulhos) e podas. 

Segundo o gerente de Limpeza Urbana, Daniel Henrique, foram recolhidos aproximadamente 2,5 toneladas de materiais durante a coleta e 4 toneladas de materiais depositados nas caçambas. 

Para o Gerente de Zoonoses Norte, Eduardo Cesar Del Guerra, a ação é positiva e serve para conscientização da comunidade “A Regional Norte tem realizado um trabalho intersetorial encabeçado pelo Secretário Regional Elson Alípio Júnior que visa o combate de vetores de zoonoses em áreas especificas da região, como nesse caso o escorpião. Foram mobilizadas diversas gerências que tem buscado soluções pontuais na prevenção e combate do escorpião na região. Acho que ações como esta não apenas ajudam a evitar o acúmulo de materiais, que contribuem com a proliferação deste vetor, mas servem de alerta a população quanto à importância de se prevenir”, ressaltou o gerente. 

De acordo com Eduardo Del Guerra as ações de orientação junto à comunidade, sobre os riscos e as medidas preventivas contra o escorpião, irão se estender ao mês de Junho, quando acontecerão palestras e reuniões, visando atender e orientar toda a população local, a ação será realizada com o apoio das gerências de Educação, Social e de Saúde Norte.



  FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: