terça-feira, 10 de junho de 2014

Centro de Saúde do São Tomás comemora 10 anos de atendimento à comunidade


Nesta última quinta-feira, dia 05, a equipe do Centro de Saúde São Tomás promoveu uma celebração para comemorar com a comunidade o aniversário de uma década de serviços prestados à população do bairro São Tomás, Região Norte de Belo Horizonte.

Participaram da celebração o Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, e a Gerente Regional de Saúde Norte, Marina Oliveira Rocha Braz. A gerente do Centro de Saúde, Silvana Benjamin Guimarães, deu inicio à comemoração contando um pouco da história do Centro de Saúde.

De acordo com Silvana, o Centro de Saúde existe devido ao esforço da comunidade. “O Centro de Saúde é uma conquista da comunidade, que, há muitos anos, desejava uma unidade própria. E com a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) ficou quase inviável manter todos os profissionais no Centro de Saúde São Bernardo”, declara a gerente.
A gerente contou que, em 2003, foi feita a locação do imóvel onde hoje funciona o atual Centro de Saúde e no final do mesmo ano, já começava a atender a comunidade.

Em 2004, já adaptado, o Centro de Saúde passa a atender a comunidade com uma equipe nova e pequena e com algumas dificuldades. Dentre essas dificuldades, uma delas era o aluguel do imóvel, explicou Silvana. “No ano de 2007, a comunidade se mobilizou novamente no Orçamento Participativo e conseguiu comprar o imóvel onde funciona o Centro de Saúde”, declara a gerente. “A comunidade foi bastante sábia. Foi assim que decidimos não fazer a reforma do imóvel, mas, a construção de um prédio para o Centro de Saúde São Tomás”, disse.
Durante o período de construção, o Centro de Saúde passou a atender a população na Avenida Portugal. Silvana disse que o atendimento permaneceu nesse endereço por aproximadamente um ano. E, em março de 2010, a nova sede do Centro de Saúde São Tomás foi inaugurada para atender a população.

Com a construção do Centro de Saúde, o atendimento também foi ampliado. A unidade passou a receber uma parte da população do bairro Planalto e Vila Clóris. “Começamos atendendo cerca de 4,5 mil usuários e passamos de três para quatro equipes do Saúde da Família. Atualmente atendemos mais de 12 mil pessoas, das quais 11,8 mil são cadastradas oficialmente no Centro de Saúde”, pontuou a gerente.

Sobre os serviços ofertados à população, a gerente afirma que o Centro de Saúde São Tomás é um dos mais bem preparados para receber a comunidade da Região Norte. “Além dos médicos da família, a unidade conta com dentista, pediatra, ginecologista, clínico geral e homeopata. A equipe do Núcleo de Apoio e Saúde à família (NAS) conta com farmacêutico, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e um educador físico que trabalha com o grupo de prevenção a quedas”, disse a gerente. Ela também ressaltou outro importante trabalho desenvolvido no Centro de Saúde São Tomás; o trabalho de formação e capacitação profissional. “Temos um espaço para formação profissional, com estágios de medicina, enfermagem, odontologia e serviço social. A cada semestre, passam por aqui cerca de 60 alunos, que podem aperfeiçoar e desenvolver seus aprendizados na prática”, pontuou.

Além dos atendimentos, a equipe do Centro de Saúde desenvolve diversas atividades com o apoio de instituições parceiras, como o Walmart. “Desenvolvemos uma oficina de Lian Gong e o Mutirão Contra o Diabetes há quase três anos no Walmart, participamos de rua de lazer, com a avaliação da saúde da criança, entre outras atividades. São vários eventos. Creio que isso tem ajudado muito na prevenção e consequentemente na melhoria da saúde da comunidade”, concluiu.

Para a comemoração, a equipe do Centro de Saúde organizou uma mostra de fotos que relembrou um pouco a história do Centro de Saúde e dos profissionais que passaram por lá e contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da unidade.

Na ocasião, o Secretário Regional parabenizou toda a equipe pelo trabalho. “O Centro de Saúde está fazendo 10 anos, e tudo isso é fruto do envolvimento da população. Quando se fala em saúde, todo recurso é pouco. Não estamos falando em tapar um buraco, que é importante, ou em cortar uma árvore, que também é importante, mas estamos falando de vidas, de pessoas. Cada centavo investido em saúde implica muitos reais que são economizados em outras políticas públicas”, disse.

Participaram do evento cerca de 100 pessoas. Durante a comemoração, os atendimentos continuaram sendo feitos normalmente nas dependências do Centro de Saúde.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: