quarta-feira, 18 de junho de 2014

Nova metodologia do OP 2015/2016 é apresentada na Comforça Norte


A proposta da nova metodologia e diretrizes do Orçamento Participativo – OP 2015/2016 foi apresentada aos membros da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo - Comforça da Regional Norte, nesta última segunda-feira, dia 16 na Secretaria Regional Municipal Norte. Participaram da reunião cerca de 50 pessoas, o Secretario Regional Norte, Elson Alípio Júnior abriu a reunião dando boas vindas aos membros da Comforça Norte. 

Na ocasião os participantes puderam esclarecer aos membros da Comforça, como está organizada a nova equipe responsável pelo OP, que neste ano passou a ser coordenada pela Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada - SMAGC, incorporando à sua estrutura, os gerentes regionais do OP. 

Orçamento Participativo 2015/2016 está previsto para começar em agosto deste ano, com a proposta de aprimorar ainda mais o processo de votação das intervenções sugeridas, bem como o atendimento das demandas, considerando a viabilidade técnica das obras e recursos financeiros disponíveis. Conforme a Gerente de Planejamento do OP, Verônica Campos Sales, as mudanças vinham sendo discutidas desde 2011 nas reuniões da Comforça Municipal e pelos representantes das comunidades, com o objetivo maior de fortalecer essa ferramenta de gestão participativa. 

A expectativa para o novo modelo de organização e coordenação do Orçamento Participativo, é que haja melhor distribuição dos recursos e dos empreendimentos, de forma a beneficiar, sobretudo, regiões até então menos contempladas e realizar intervenções que alcancem um maior número de pessoas. 

Além da apresentação da proposta da nova metodologia e diretrizes do Orçamento Participativo, o Secretário Elson juntamente com a Gerente de Acompanhamento Regional do Orçamento Participativo, Mércia Adriana, apresentaram aos membros da Comforça, o novo gerente de Orçamento Participativo Norte, Nivaldo Tadeu Sá.

Nos 21 anos de Orçamento Participativo, foram entregues em Belo Horizonte 1171 obras indicadas pela população e outras 365 encontram-se em andamento. Só na região Norte, 37 empreendimentos estão em andamento e outros 146 já foram concluídos. 

 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: