segunda-feira, 23 de junho de 2014

Regional Norte investe em revitalização de áreas verdes


As praças, os canteiros e os locais de passagem da região Norte estão cada vez mais bonitos. A Regional Norte, por meio da Gerência de Jardins e Áreas Verdes (GERJAV) realizou a revitalização dos canteiros centrais dos cruzamentos da Avenida Waldomiro Lobo com Cristiano Machado. Os jardins foram revitalizados com o plantio de grama e de novas espécies de flores para deixar a região ainda mais bonita e arborizada. 

A intervenção teve início no mês de maio após a realização de um estudo detalhado sobre a área. O projeto feito pelo Engenheiro, Giovanni Nazareno Carmo, da GERJAV Norte, foi desenvolvido de acordo com as características da região. Segundo ele as espécies plantadas no local foram escolhidas, levando em consideração o tipo de terreno e o clima. “Em alguns lugares conseguimos cavar apenas 30 centímetros, pois o trecho possui asfalto, já os locais em que conseguimos aprofundar a escavação foi onde plantamos as palmeiras. Todas essas plantas foram escolhidas devido a forte resistência nesse tipo de terreno”, disse. 

Giovanni ainda explicou que antes do plantio das mudas, foi realizado o combate às formigas, em seguida o preparo do solo com o revolvimento da terra (arar a terra) e a adubação química e orgânica da terra. 

Foram plantadas mudas de Agave Attenuata, conhecida popularmente como agave-dragão ou pescoço-de-cisne e Agave parryi mais conhecida como Agave ou Piteira. Para trazer cor e leveza aos jardins foram plantados o Alho Social, a Orquídea Terrestre, conhecida também como Arundina, a Tumbergia, a Alamanda , também conhecida como Dedal-de-Dama, Azaléia, Liriope e a Trapoeraba-Roxa, mais conhecida como Coração-Roxo. 

Também foram plantadas 12 unidades de Palmeira Triangular, 15 unidades de Palmeira Locuba e 5 unidades de Palmeira-Fênix, conhecida também como Tamareira-de-jardim. Para a manutenção das áreas foram implantados três de pontos de água que farão a irrigação dos jardins. 

Sobre o investimento aplicado na revitalização dos jardins e canteiros da região o Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, afirmou que para a intervenção no trevo da Avenida Cristiano Machado com Waldomiro Lobo foram investidos cerca de R$ 50 mil. “O investimento na preservação das áreas verdes da região é de extrema importância. A cidade vem passando por um processo de urbanização onde pouco se preserva espaços para a natureza e isso contribui negativamente com a qualidade do ar afetando também qualidade de vida das pessoas. É por isso que a Regional Norte vem investindo na manutenção, revitalização e preservação dessas áreas”, disse. 

Foram plantadas ao todo cerca de 5 mil mudas de plantas e flores ornamentais, 1.200m² de grama-esmeralda e 32 palmeiras. Ainda foram contemplados os cordões de jardins da região, que recebem reparos e pinturas nos meios-fios.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: