segunda-feira, 30 de junho de 2014

Praça é entregue a população da região Norte


A Praça dos Trabalhadores, localizada na Avenida Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a Via 240, em frente à Estação MOVE São Gabriel, bairro Primeiro de Maio, região Norte de Belo Horizonte, passou por uma completa transformação no mês de maio, sendo totalmente revitalizada e recebendo uma unidade da Academia a Céu Aberto. 

A Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Gerência Regional de Manutenção Norte (GERMA), foi responsável pelo novo projeto arquitetônico da praça, feito pelo Engenheiro Civil, arquiteto e Gerente Regional de Manutenção Norte, Rosemar Conssenso Gea e pelo arquiteto e Gerente Regional de Projetos Norte, Matheus Márcio Carvalho. “A revitalização foi executada em 25 dias graça ao envolvimento de toda a gerência de manutenção da Regional Norte. Foram ao todo 32 trabalhadores além dos técnicos e engenheiros, empenhados na revitalização da praça. Todos deram a sua contribuição, para que a revitalização pudesse acontecer, e ela aconteceu, de forma fantástica”, afirmou o gerente manutenção. 

Para o Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, a revitalização da Praça dos Trabalhadores teve como objetivo transformar o espaço em um local de convivência e lazer, tanto para quem mora na região como para as pessoas que transitam pelo local. “A estação MOVE São Gabriel recebe um volume muito grande de usuários por dia e a Praça dos Trabalhadores está situada em um importante eixo de acesso às regiões Norte, Nordeste e região Metropolitana, nada seria mais adequado que transformar este lugar de passagem em um local agradável e útil para a população”, disse. 

Foram plantados no espaço 1.700 m² de Grama-esmeralda, palmeiras e outras espécies de árvores. Foram utilizados 3.100m² de concreto para quadrantes. A praça com mais de 2.000 m², recebeu piso de concreto em forma de quadrantes que foram mesclados com quadrantes de grama, proporcionando um espaço maior para utilização. 

Para a manutenção da área verde, foi instalado um ponto de água, já para os pedestres, os três caminhos de acesso à praça foram totalmente requalificados, incluindo um para quem vem do bairro Primeiro de Maio e da Estação MOVE São Gabriel. 

A unidade da Academia a Céu Aberto, instalada na Praça dos Trabalhadores, conta com 12 aparelhos, como simulador de caminhada, simulador de cavalgada, pressão de pernas, supino, simulador de remo e alongador, sendo assim mais um espaço gratuito para a prática de atividades físicas da região Norte. 

De acordo com o gerente de manutenção, a revitalização da praça foi pensada de forma a criar um espaço multiuso livre, para receber pequenos eventos como feiras de artesanato, atividades de promoção à saúde e lazer. “Nosso objetivo foi transformar a utilização do espaço e nossa expectativa é que a população adote a praça como um espaço seu, que ela assuma e usufrua deste espaço”, disse. Rosemar ainda ressalta que a intenção é acrescentar gradativamente à praça mais equipamentos como bancos, mesas de jogos e outros. 

Para a auxiliar de enfermagem, Maria Sergia Ferreira, moradora do bairro Primeiro de Maio, a revitalização da praça beneficiou não apenas a comunidade, mas, toda a população que frequenta a região e que assim como ela sentia falta de um espaço para a pratica de esportes. “A academia está maravilhosa, eu, por exemplo, preciso exercitar meus joelhos, meus braços e quadril pelo menos três vezes por semana e em qualquer academia particular você tem que pagar para frequentar. Agora com a Academia da Praça dos Trabalhadores, eu consigo fazer todos os exercícios que eu preciso de graça”, disse. 

A dona de casa e moradora do bairro Providência, Marlene do Carmo Machado, contou que a reforma da praça mudou seus hábitos, hoje, ela prefere se exercitar na nova unidade da Academia a Céu Aberto. “Eu frequento a Academia a Céu Aberto desde quando instalaram uma perto da minha casa, eu faço os exercícios todos os dias e também faço caminhada. Mas agora com a Praça dos Trabalhadores revitalizada estou preferindo vir me exercitar aqui, então venho caminhando e aqui faço os exercícios nos aparelhos. Eu achei a mudança ótima, a praça ficou linda, venho cinco vezes por semana e estou muito satisfeita”, afirmou Marlene. 

Além da revitalização, está em processo de implantação um estacionamento institucional para o local. “A ideia é fazer com que o espaço seja utilizado para estacionar veículos da Guarda Municipal, da BHTRANS, Policia Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e até mesmo de um guincho sempre que preciso ou solicitado”, explicou o gerente de manutenção. 

Para o pedreiro e morador do bairro Primeiro de Maio, Juarez Vital, a revitalização da praça foi muito importante para a comunidade. “Antes a o local servia de abrigo para moradores de rua e usuários de droga, e nós da comunidade tínhamos até receio de passar pelo local, mas agora, com a praça reformada e cuidada a comunidade passou a frequentar o espaço novamente. Agora o importante é conservarmos, cuidarmos para que a praça permaneça tão bonita e viva”, disse. 

Função Social 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem investido cada vez mais na revitalização de suas praças e áreas públicas, o que pode ser visto nos bairros como o Novo Tupi, Campo Alegre e Guarani. 

O bairro Novo Tupi ganhou neste ano um novo espaço de convivência que recebeu o nome de “praça” Zagueirão. O espaço localizado na rua seis, era uma área pública sujeita a invasão e usada como bota-fora irregular que a Prefeitura conseguiu transformar em praça, já a Praça Plácido de Castro, passou por uma revitalização completa, com a reforma quadra e um novo projeto de paisagismo, a Praça Jorge Alves também passou por uma reforma. 

O Gerente de Manutenção da Regional Norte, Rosemar Conssenso Gea, acredita que a revitalização das praças, sobretudo, na região Norte, não é apenas uma questão estética. “As praças da região Norte tem uma função muito mais social do que estética. Elas passaram a ser o ponto de encontro para um bate papo, para tomar sol de manhã, passear com a família, para se exercitar e praticar esportes, por isso, temos que valorizar esses espaços uma vez que eles exercem aqui uma função social muito grande”, concluiu.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: