quarta-feira, 30 de julho de 2014

Regional Norte recebe a fonoaudióloga Mariana Serpa em Fórum da Terceira Idade


A Secretaria Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira (30), o Fórum da Terceira Idade no auditório da Regional (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo). 

O evento contou com a participação de mais de cem idosos e com a presença do Gerente Regional de Políticas Sociais, Ademilton Araújo e do Gerente de Assistência Social Norte, Kleiton Ferreira, que na ocasião apresentou o novo Gerente de Programas Sociais da Regional Norte, Jarbas Pinto de Assunção. 

A animação do evento ficou por conta da apresentação musical da cantora Célia Regina, do grupo Forró Lata Velha, acompanhada do tecladista Orival, mais conhecido como Gargantinha de Ouro. Os participantes mais animados puderam dançar ao som do forró, sertanejo e musicas românticas. 

Para a palestra deste mês, foi escolhido o tema “A importância da fonoaudiologia na terceira idade”, apresentado pela fonoaudióloga Mariana Serpa, que falou sobre a perda da audição e outros problemas muito comuns na terceira idade referentes à audição, como zumbidos e vertigens. Mariana é pós-graduada em audiologia, fonoaudióloga do Centro de Diagnóstico Otorrinolaringológico e da Clínica Crânio-facial do Hospital Life Center, além de ser professora do curso de Cuidadora de Crianças da Fonohosp – Hospital Belo Horizonte. 

Mariana explicou que a fonoaudiologia aliada a gerontologia vem integrar a equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, e psicólogo) de cuidado ao idoso, visando manter o idoso ativo em suas funções diárias. 

O ouvido é o órgão responsável pelo sentido da audição e tem a função de manter o nosso equilíbrio, conforme destacado pela fonoaudióloga. De acordo com a especialista, a perda auditiva pode ser provocada por condições ambientais, hereditariedade ou agravada por doenças sistêmicas, como diabetes, e alcoolismo. Pode haver também uma diminuição da audição devido ao acúmulo de cera (cerúmen), que de acordo com a fonoaudióloga, não deve ser retirado com o uso do cotonete. 

Mariana Serpa também destacou que a perda auditiva causa a diminuição das relações sociais e o isolamento do idoso, estresse, zumbido e vertigem. Ao perceber qualquer um desses sintomas é recomendável que o idoso procure um médico. 

Para o aposentado Jair Teodoro Calixto, morador do bairro Jaqueline e frequentador assíduo do Fórum, o tema abordado neste mês foi de extrema importância e trouxe sabedoria. Para o idoso os problemas abordados durante a palestra do Fórum são problemas, muitas vezes, vivenciados por ele “Todos os temas abordados são importantes, mas o de hoje foi muito útil, assim podemos corrigir os erros que nós cometemos”, afirmou. 

No final da palestra, a fonoaudióloga Mariana Serpa fez três dinâmicas para interagir com os convidados. As dinâmicas eram atividades que estimulam a memória e podem ser praticadas em casa. 

Fórum da Terceira Idade 

O Fórum da Terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso. 

Toda última quarta-feira do mês, entre os meses de fevereiro e dezembro, são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública. 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: