segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Regional Norte promove segunda reunião do projeto de “Promoção e Fortalecimento da Cidadania da Mulher”


No dia 5 de agosto, aconteceu a reunião do Módulo II do projeto “Promoção e Fortalecimento da Cidadania da Mulher”, que teve como tema a “Rede de enfrentamento da violência contra a mulher”, na Regional Norte (Pastor Muryllo Cassete, 85, bairro São Bernardo).

O projeto é promovido pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Comdim), por meio de um convênio firmado com o Governo Federal, e tem como objetivo capacitar os servidores das nove regionais do município para o atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica.

O encontro foi ministrado pela Analista de Políticas Públicas da Comdim da Secretaria Adjunta dos Direitos da Cidadania, Andrea Chelles, e pela Gerente do Benvinda Centro de Apoio à mulher, Daniele Caldas, que orientaram os servidores da Regional Norte quanto aos procedimentos devidos no atendimento às mulheres que procuram a Regional em busca de orientação e auxílio.

O Benvinda é um centro de apoio à mulher vítima da violência doméstica. O centro oferece abrigamento para as mulheres em situação de risco iminente de morte devido a ameaças do agressor. Além do abrigamento, é função do Benvinda dar assistência psicológica, psicossocial e jurídica a essas mulheres.
Após a palestra, Daniele apresentou duas histórias de mulheres que foram vítimas de violência doméstica como estudo de casos. Os participantes se dividiram em dois grupos para analisar e discutir o caso. Após a discussão, eles tiveram que apresentar uma solução para o problema. 

No final da reunião, a Coordenadora do Comdim, Cláudia Monteiro Rocha, falou sobre a importância da capacitação dos servidores para o atendimento às vítimas da violência doméstica.

O projeto “Promoção e Fortalecimento da Cidadania da Mulher” é divido em três módulos. O primeiro módulo teve como tema “A ética do feminino”, o segundo módulo abordou a “Rede de Enfrentamento da violência contra a mulher” e o terceiro módulo apresenta o tema “Construção de um plano regional de enfrentamento da violência contra a mulher”. 













FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: