quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Escola Francisco Magalhães Gomes comemora 20 anos de serviço prestado à comunidade



A Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes (EMFMG), localizada no bairro Vila Clóris, Região Norte de Belo Horizonte, comemorou os 20 anos de funcionamento da unidade de ensino em um evento que reuniu cerca de 500 pessoas, entre alunos, professores, ex-professores e funcionários no final do mês de agosto. 

O evento realizado no ginásio da escola contou com a presença da professora universitária aposentada, Maria da Conceição Magalhães Vaz de Melo, filha do físico mineiro e patrono da escola, Francisco de Assis Magalhães Gomes. O diretor da escola, Manoel Pantuzzo Teixeira de Souza, fez a abertura do evento, que aconteceu também no turno da tarde. O educador e a filha do patrono da instituição exibiram o quadro que a professora doou para exposição permanente na escola. 

Para a festa, os professores prepararam uma mostra de trabalhos artísticos dos alunos e diversas apresentações culturais de dança e música. Em uma das apresentações do turno da manhã, os alunos da escola integrada apresentaram uma dança que mesclava hip hop e balé clássico. 

História

Para atender aos moradores dos bairros Vila Clóris e Campo Alegre, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a construção da EMFMG na década de 90. Nesse mesmo período, foi instituído um decreto municipal de desapropriação de terrenos, na região do bairro Vila Clóris, para a construção da nova unidade de ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) da região. 

Em abril de 1994, com o terreno ainda em obras, a escola começou a funcionar no oitavo andar da antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG no bairro Santo Antônio. Somente em agosto, a escola passou a ocupar definitivamente o prédio da rua dos Mamoeiros, nº 98, no bairro Vila Clóris, recebendo o nome do físico Francisco de Assis Magalhães Gomes, pioneiro nos estudos e nas pesquisas sobre energia nuclear no Brasil.
Atualmente, a Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes tem 800 alunos regulares, 450 alunos escola integrada e 50 crianças da educação infantil. A instituição também conta o Programa Escola Aberta, que atende mais de mil crianças por mês (o programa atende crianças de toda a comunidade) e o Programa Escola nas Férias, que só neste ano recebeu 2.540 pessoas para as atividades no mês de julho. 

A EMFMG também tem se destacado no atendimento inclusivo. A instituição de ensino possui uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que funciona no contraturno da escola. O AEE é um atendimento aos alunos com deficiência, oferecido nas escolas públicas de educação básica, com salas dotadas de mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos. 

A escola possui atualmente, 14 alunos de inclusão, atendendo a crianças com deficiência visual, auditiva, física e mental, TGD (transtornos globais de desenvolvimento) – autismo e síndrome de down. As crianças com deficiência são acompanhadas pelos professores auxiliares de apoio à inclusão. Esses profissionais são capacitados para trabalhar dentro das salas de aula auxiliando não apenas a criança, mas, a turma como um todo. 

Os auxiliares de apoio à inclusão buscam identificar, elaborar e produzir recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades especifica de cada aluno, de forma a minimizar ou eliminar as dificuldades encontradas, com objetivo de proporcionar melhor acesso ao conhecimento e à participação na escola.


Auxiliar de Apoio a Inclusão - EMFMG


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: