
O evento realizado no ginásio da escola contou com a presença da professora universitária aposentada, Maria da Conceição Magalhães Vaz de Melo, filha do físico mineiro e patrono da escola, Francisco de Assis Magalhães Gomes. O diretor da escola, Manoel Pantuzzo Teixeira de Souza, fez a abertura do evento, que aconteceu também no turno da tarde. O educador e a filha do patrono da instituição exibiram o quadro que a professora doou para exposição permanente na escola.
Para a festa, os professores prepararam uma mostra de trabalhos artísticos dos alunos e diversas apresentações culturais de dança e música. Em uma das apresentações do turno da manhã, os alunos da escola integrada apresentaram uma dança que mesclava hip hop e balé clássico.
História
Para atender aos moradores dos bairros Vila Clóris e Campo Alegre, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a construção da EMFMG na década de 90. Nesse mesmo período, foi instituído um decreto municipal de desapropriação de terrenos, na região do bairro Vila Clóris, para a construção da nova unidade de ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) da região.

Atualmente, a Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes tem 800 alunos regulares, 450 alunos escola integrada e 50 crianças da educação infantil. A instituição também conta o Programa Escola Aberta, que atende mais de mil crianças por mês (o programa atende crianças de toda a comunidade) e o Programa Escola nas Férias, que só neste ano recebeu 2.540 pessoas para as atividades no mês de julho.


Os auxiliares de apoio à inclusão buscam identificar, elaborar e produzir recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades especifica de cada aluno, de forma a minimizar ou eliminar as dificuldades encontradas, com objetivo de proporcionar melhor acesso ao conhecimento e à participação na escola.
![]() |
Auxiliar de Apoio a Inclusão - EMFMG |
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário