sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CRAS Felicidade promove festa para crianças e famílias




Toda criança tem o direito à convivência familiar e comunitária
Para celebrar o dia das crianças o Espaço BH Cidadania/CRAS Jardim Felicidade (Rua Cecilia Trindade Silva, 10, Jardim Felicidade), promoveu na quarta-feira, dia 15, a tradicional Festa do dia das crianças e roda de conversa com as famílias. Cerca de 200 pessoas entre crianças, familiares e moradores da comunidade participaram da atividade. 

Pipoca, algodão doce, salgadinhos, suco e chup-chup para refrescar; cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas fizeram a alegria da criançada. Até uma sala de cinema foi preparada para garantir a alegria dos pequeninos. Pintura facial, tatuarte e as brincadeiras de roda ficaram por conta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos – SCFV, Casa Brincar.

Luis Felipe e a sua tatuarte de aranha
Quem se divertiu foi o pequeno Luiz Felipe Ribeiro, de 5 anos. O menino veio ao CRAS acompanhado da irmã pela primeira vez e contou que comeu pipoca, algodão doce e brincou no pula-pula, porém, o que ele mais gostou de fazer foi a tatuarte do homem aranha. “Eu vi um menino com uma tatuagem, eu achei legal e pedi para fazer igual”, contou.
Durante o encontro os usuários tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades. Os adultos presentes, pais, avós e responsáveis, participaram de uma roda de conversa cujo tema ‘Falando sobre o direito de ser Criança’, abordou questões como o que é o Conselho Tutelar e para que serve e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Para a Coordenadora do CRAS, Aparecida Paiva, o encontro foi positivo. “Realizamos a roda de conversa para falarmos sobre o direito da criança de ser criança. Buscamos também descontruir alguns mitos e informar aos presentes sobre o Conselho Tutelar e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

Aparecida explicou que o tema da roda de conversa foi baseado no artigo 4º do ECA que assegura que o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 

Durante a roda de conversa, foram distribuídos materiais informativos e a revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente”. A coordenadora do espaço acredita que o recurso da revistinha é eficaz e atinge a todas as faixas etárias, informando de maneira lúdica e simples sobre um tema tão importante. 

A festa do dia das Crianças e a Roda de conversa foi também uma oportunidade para conhecer o CRAS. A moradora do bairro Jardim Felicidade, Ana Cristina Gonçalves, conta que não conhecia o espaço e procurou o CRAS apena para buscar uma informação para sua mãe. “É a primeira vez que venho ao CRAS, quando chequei aqui vi as meninas arrumando os brinquedos e enchendo os balões, resolvi ajudar e nós ficamos para a festa”, contou a dona de casa que trouxe o filho Gustavo de 6 anos. Ana Cristina também participou da roda de conversa, interagiu com as outras mães presentes e se informou sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência social do seu bairro.

Toda criança tem o direito de ser criança.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: