quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Intervenções e melhorias no trânsito da região são apresentadas na CRTT Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Norte, e a BHTrans realizaram, nesta última terça-feira, dia 7, a reunião da Comissão Regional de Transporte e Trânsito Norte (CRTT) no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo). 

Compareceram ao evento representantes comunitários, membros titulares e suplentes da CRTT, o assessor da Regional Norte e membro suplente da CRTT, Flavio Luiz Camilo, representando o Gerente Regional de Licenciamento Urbanístico da Regional Norte, José Renato Barbosa Lopes, a representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Jussara Costa, o Coordenador de Mobilização Social da BHTrans (Amos), Idimar Moreira, e a analista Kamila Oliveira, representantes da BHTrans. 

O coordenador da comissão, Idimar Moreira, iniciou a reunião apresentando o Gerente de Planejamento dos Processos Participativos da Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada, Frank de Paula Ribeiro. O gerente reafirmou sua disponibilidade em promover um trabalho junto a CRTT visando ampliar a relação entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a população por meio de diversas formas de participação, seja através dos conselhos, do orçamento participativo e das comissões como a CRTT. “Vamos trabalhar juntos pelo transporte e trânsito da região Norte”, ressaltou Frank. 

Após a leitura e aprovação da ata do último encontro os presentes escolheram por meio de voto, dois membros da CRTT que irão fazer parte da Secretaria Executiva da CRTT Norte. A secretaria é composta por um representante da BHTrans, um da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte (SARMU) e dois membros da CRTT. O objetivo é preparar, elaborar e propor temas relevantes e de interesse das comunidades para comporem a pauta das reuniões mensais da CRTT. Os membros da CRTT escolhidos para fazerem parte da secretaria executiva foram o comerciante José Divino da Silva e o líder comunitário Isaltino de Oliveira Castro.

Na ocasião também foi apresentado o formulário para solicitação de demandas e foram explicados o trâmite da solicitação e os desdobramentos com a abertura de Registros de Solicitação (RS) institucionais e de cidadão. Em seguida a analista da BHTrans fez um panorama referente aos trâmites dos RS’s dentro da BHTrans e mostrou os encaminhamentos das últimas demandas solicitadas na CRTT. 

Kamila também apresentou aos presentes algumas das intervenções e mudanças realizadas na região Norte como a implantação do Projeto Escola Segura na Escola Municipal Sebastiana Novais, bairro Tupi. O projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Secretaria Municipal de Educação (SMED) e BHTrans, entre outras ações, visa conscientizar os estudantes sobre a importância de adotar um comportamento mais seguro no trânsito, procurando minimizar a ocorrência de acidentes. 

De acordo com a representante da BHTrans, a rua Anita Malfatti, onde está localizada a escola, passou a ser mão única, recebendo nova pintura de sinalização de via e placas de sinalização de passagem, com o intuito de dar mais segurança aos pedestres e alunos. 

A analista também falou sobre a melhoria da sinalização nas plataformas de embarque da Estação São Gabriel e do alargamento da pista de acesso da Via 240 a Estação São Gabriel. Conforme Kamila os veículos terão uma pista a mais para trafegar.


Os participantes da comissão ainda apresentaram demandas aos representantes da BHTrans e do Setra-BH sobre intervenções no trânsito, sinalização semafórica e transporte público, quadro de horários e soluções para atender a grande demanda de passageiros em algumas linhas alimentadoras da região Norte.
A próxima reunião da CRTT Norte acontecerá no dia 4 de novembro, terça-feira, no auditório da Regional Norte. 

A CRTT

As CRTTs foram criadas, em 1994, com o objetivo de promover discussões e deliberações para intervenções no transporte e no trânsito, como solicitações de quebra-molas, sinalização semafórica, entre outras melhorias, defendendo os interesses da comunidade no âmbito regional.






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: