segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mobilidade Urbana é destaque em audiência pública na Norte


Foi realizada nesta ultima quarta-feira, dia 08, a audiência pública regional para apresentar os desdobramentos da IV Conferência Municipal de Política Urbana. O evento aconteceu no Espaço BH Cidadania/ Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves/ Via 240, 347, Novo Aarão Reis) e reuniu cerca de 170 pessoas dentre moradores da região, líderes comunitários, representantes de associações comunitárias, e representantes das secretarias municipais de Gestão Compartilhada, Planejamento Urbano e da Regional Norte. 

Estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal Adjunto de Planejamento Urbano (SMAPU), Leonardo de Castro, o Secretário Adjunto Norte, Gilberto Antônio Ferreira e a Arquiteta e Assessora da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, Lívia Monteiro. 

As propostas votadas e aprovadas na Conferência ligadas à mobilidade urbana na regional foram destaques do encontro. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Planalto e Adjacentes, Magali Ferraz, foi uma das pessoas que abordaram o tema. A representante do bairro Planalto, reforçou a importância do envolvimento da população na luta por melhorias. “Nós somos o olhar mais fiel da realidade. Sabemos que o transporte público e a sinalização daqui, por exemplo, é um dos pontos que mais precisa de investimento. Mas a gente precisa ir além. Agora é hora da população garantir que os vereadores aprovem o que foi decidido”, disse. 

A diversidade das características físicas e potencialidades dos bairros da região Norte aumentam o desafio da ordenação urbana. A arquiteta, explica que os bairros da região precisam de mais pontos de comércio e serviços para que as demandas cotidianas dos moradores sejam atendidas, cada vez mais, nas proximidades de suas residências, o que contribuiria para reduzir o tempo gasto com deslocamentos para executar tarefas simples do dia a dia. “Todo mundo tem o direito de circular com segurança, por isso também é fundamental o incentivo ao uso do transporte coletivo de qualidade e a boas condições de acessibilidade nas calçadas”, acrescenta. A Lívia também destaca que saíram da Conferência propostas relacionadas à sustentabilidade e à preservação de áreas de grande relevância ambiental na região, como é o caso da Mata do Planalto.
Para Gladstone Otoni, delegado do setor popular, a audiência pública foi a prova de que a Conferência trouxe resultados muito positivos. “Com a audiência nós percebemos que o trabalho feito foi acertado. Estamos fechando com chave de ouro esta Conferência ao vermos que a população tem abraçado as propostas. E esse sempre foi o papel dos delegados, de representar os anseios da sociedade”, salienta. 

Os interessados em saber mais sobre os resultados da IV CMPU podem se informar no site da PBH: www.pbh.gov.br/IVCMPU. Todas as informações das etapas do processo, apresentações, fotos e detalhamento das propostas votadas e aprovadas estão disponíveis na plataforma desde o início desta edição.

FONTE : Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada / Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: