sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Belo Horizonte recebe duas UMEIs na Região Norte


UMEI Guarani
A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura, neste sábado, dia 08, as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) Guarani (Rua Pacaembu, 10, bairro Guarani) e Planalto, (Rua Luiz de Mello Mattos, 215, Planalto), ambas na região Norte da capital. Neste mesmo dia, será realizada a Abertura da Campanha de Vacinação Infantil contra Poliomielite e Sarampo na UMEI Guarani, onde crianças de 0 à 5 anos poderão ser vacinadas. 

A unidade do bairro Guarani, iniciou suas atividades no mês de maio e está vinculada pedagógica e administrativamente à E.M Sebastiana Novais (Rua Anita Malfati, 60, bairro Tupi). A unidade tem capacidade para 440 crianças, em turmas de atendimento integral e parcial (manhã e tarde) . Até o momento, a UMEI tem 327 alunos, sendo 43 em horário integral e 284 em horário parcial. 

A UMEI Planalto começou a funcionar no mês de outubro e está vinculada pedagógica e administrativamente à E.M Tristão da Cunha (Rua Doutor José Ferolla. 80, bairro Planalto). Sua capacidade total de atendimento é de 440 crianças, em horário integral e parcial (manhã e tarde). Até o momento, 119 crianças estão matriculadas na unidade, sendo 38 em horário integral e 81 em horário parcial. 

Assim como as demais Unidades Municipais de Educação Infantil, as UMEIs Guarani e Planalto são equipadas com banheiros adaptados, berçário, despensa, fraldário, lactário, parquinho, refeitório, salas de atividades, sala de professores, sala multiuso, espaço para secretaria, coordenação /direção, auditório, pátio, solário, horta, gramado e jardins. 

Cada UMEI tem área construída de 1.100 metros quadrados e dois pavimentos. No primeiro pavimento, cozinha, refeitório, despensa, despensa fria, instalações sanitárias, pátio coberto, instalações sanitárias adaptadas por nível de idade e turma, 2 salas de aula para 1 e 2 anos, sala multiuso, biblioteca, fraldário, berçário, sala de atividades, sala de coordenação, sala de secretaria, depósito e elevador. Já no segundo pavimento, 8 salas de aula para crianças de 3 a 5 anos, sala de reuniões e instalações sanitárias adaptadas. 

As UMEIs foram construídas em Parceria Público-Privada (PPP), e o valor total de cada instituição foi de R$ 3.700.000,00. Cada UMEI recebeu R$ 1.310.619,95 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 


Educação Infantil em números 

A Educação Infantil em Belo Horizonte não para de avançar. Em outubro de 2014, a PBH está atendendo a 28.278 crianças em Instituições Municipais de Educação Infantil e a 23.652 crianças em instituições conveniadas, totalizando o atendimento público em 51.930 crianças. A cidade conta hoje com 92 UMEIs, 13 escolas municipais exclusivas de Educação Infantil, outras 19 escolas com turmas de Educação Infantil e 197 creches conveniadas à Prefeitura. 

A meta é encerrar o ano de 2014 com um total de 100 UMEIs em funcionamento.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: