sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Comunidade da região Norte recebe programa de incentivo a economia local


Foi realizado no último dia 30, no Espaço BH Cidadania / CRAS Vila Biquinhas (rua Coronel Joaquim Tibúcio, nº 950, Vila Biquinhas) uma oficina voltada para os beneficiários do Bolsa Família da região Norte para apresentação do Programa Crescer de Microcrédito Produtivo Orientado (CRESCER) do Governo Federal, realizado por meio de um convênio da Prefeitura de Belo Horizonte com a Caixa Econômica Federal. O programa CRESCER trata-se de um projeto sustentador coordenado pelo BH Metas e inserido no atual programa de governo, com o intuito de incentivar a economia local em áreas de vulnerabilidade social. 

Estiveram presentes no EBHC/CRAS o Gerente de Politicas Sociais Norte (GERPS), Ademilton Araújo, a Coordenadora do CRAS Vila Biquinhas Ana Cristina Silva, o representante da Caixa Econômica Federal, Claudio Barbosa e demais gestores sociais. Moradores da região e usuários do espaço foram orientados pelo representante da instituição bancaria sobre o programa. 

O CRESCER é um programa de microcrédito produtivo e orientado direcionado aos micros e pequenos empreendedores de baixa renda, principalmente os de vilas e favelas, de concessão de micro empréstimos. O objetivo do programa é contribuir com a redução da pobreza criando novos postos de trabalho para os jovens das comunidades que atuarão como agentes de microcrédito do Programa, promover a inserção social e econômica com inclusão no processo produtivo, fortalecer a cidadania através do crédito e da orientação para sua utilização adequada nas atividades produtivas, a inclusão bancária, com abertura da conta CAIXA Fácil, sem taxa de abertura, associando o crédito aos outros serviços bancários, segundo as necessidades do empreendedor e do negócio. 

O gerente social Ademilton Araújo, falou sobre a importância do programa CRESCER para as comunidades em específico as da região Norte. “A Prefeitura BH e a Caixa Econômica Federal, juntamente com os parceiros do território BH Cidadania / CRAS Vila Biquinhas, dão mais um passo importante na inclusão e promoção social, atendendo os micro e pequenos empreendedores dentro de suas próprias comunidades, especialmente aquelas mais vulneráveis, visando facilitar o acesso ao microcrédito produtivo, promovendo a inserção social e econômica dessas pessoas, assim como contribuir para a redução da pobreza na região Norte", pontuou. 

De acordo com o representante da CAIXA, o papel do Município (CRAS's e Regionais) nessa parceria é facilitar o acesso aos territórios, através da articulação e mobilização das lideranças comunitárias, indicar os potenciais empreendedores, núcleos produtivos e associações que interessem acessar o microcrédito, informar a agenda de encontros/eventos/palestras/plenárias/cursos com a comunidade para divulgação do Programa, sempre que houver espaço e disponibilizar espaço nos equipamentos da PBH para divulgação do Programa. 

Bolsa Família 

Os beneficiários do Programa Bolsa Família também serão foco do Programa CRESCER, recebendo apoio com o crédito orientado, visando iniciarem atividades produtivas ou fortalecendo, com este crédito, empreendimentos já conduzidos por estes beneficiários. 

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em 2008, 61% dos empreendedores que utilizaram o microcrédito saíram da linha de extrema pobreza e que entre o período do primeiro ao último empréstimo, o empreendedor teve seu lucro aumentado em 35%. O projeto será implantado nas nove regionais do Município, com ênfase nas áreas de vulnerabilidade social. A meta para a Regional Norte é de que sejam assinados 60 contratos.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: