quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CRAS Jardim Felicidade promove atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra




Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Espaço BH Cidadania/ CRAS Jardim Felicidade (rua Cecilia Trindade da Silva, nº 10, Jardim Felicidade), realizou na quarta-feira, dia 18, uma tarde de contação de histórias, brincadeiras e uma oficina de penteados (tererê) voltada para crianças em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 0 a 6 anos, Casa do Brincar. Cerca de 20 crianças participaram das atividades. 

A brincadeira “Enquanto Seu Lobo Não Vem”, a oficina de penteados africanos e a roda de historias, fizeram a alegria da criançada. A história “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado, foi contada pelo pedagogo, educador social e ator do grupo de teatro Negro e Atitude, Evandro Nunes. Durante a contação de histórias o ator abordou as diferenças entre os seres humanos, a questão da etnia e a beleza que cada um tem, independente da sua cor da pele, trazendo para as crianças a mensagem positiva, explicando que a cor da pele é resultante da descendência familiar e que a beleza não está no ser “negro ou branco”, mas, na essência de cada um. “Mesmo com suas diferenças, todos merecem ser respeitados, seja qual for sua descendência e sua aparecia”, pontuou Evandro. 

O educador destacou a importância de se tratar a diversidade racial desde a infância. “Meu o objetivo é apresentar às crianças a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira, para que elas se apropriem de valores como o respeito a si próprio e ao outro”, disse. A Coordenadora do CRAS Aparecida Mendes de Paiva também falou sobre a importância do trabalho de conscientização com as crianças. “É certo que nenhuma criança nasce "preconceituosa", por isso, é importante começar a se trabalhar a conscientização acerca da igualdade racial, da valorização da cultura afro-brasileira na constituição do nosso país, o reconhecimento e o respeito à diversidade desde cedo”, concluiu. 


Casa de Brincar 

O Casa do Brincar tem como proposta contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio do brincar, da cultura local, da convivência e das relações entre as famílias. O serviço é voltado para crianças de 0 a 6 anos de idade acompanhadas por um familiar. O Casa do Brincar possui acervo de brinquedos, jogos, CDs e livros para esta faixa etária, além de brincantes que acompanham e animam as brincadeiras. A responsável pelo acompanhamento da atividade do dia da Consciência Negra no CRAS Felicidade foi a brincante Silvana Beatriz Gonçalves. 

O BH Cidadania/CRAS Jardim Felicidade atende cerca de 1.200 famílias por meio de programas sociais e culturais como a Casa do Brincar, Socialização Infanto Juvenil e Projovem Adolescente, além do grupo de convivência de idosos, ações coletivas e comunitárias, telecentro, Academia da Cidade, atividades esportivas e culturais, oficinas de educação para o consumo e plantio alternativo, além do programa Escola Integrada.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: