terça-feira, 2 de dezembro de 2014

CRAS Novo Aarão Reis promove 5ª Cultural em comemoração ao Dia da Consciência Negra





Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Araão Reis (av. Risoleta Neves, 37, Via 240), juntamente com a Fundação Municipal de Cultura e por meio do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), realizou na última quinta, dia 27, o Projeto “CRAV nos Centros Culturais”, com a mostra “A Consciência Negra e a Juventude”.

O “CRAV nos Centros Culturais” é um projeto que consiste na projeção de filmes com temáticas variadas além de debates e exposições sobre o universo do audiovisual. Os filmes são escolhidos de acordo com público.

Crianças, jovens, adultos e idosos, puderam participaram da mostra de curtas-metragens no auditório do CRAS.  O tema abordado foi a “Consciência Negra e Juventude” mostrado através de três curtas-metragens. No curta “Natural”, o cabelo é tema central, e é associado à personalidade, comportamento e visões preconceituosas. Já o documentário "Corre" conversa diretamente com os jovens através de depoimentos e imagens do movimento RAP. E por último, o curta "Pelé", promove uma discussão sobre os padrões de beleza como conhecemos hoje.

A técnica de cultura do Espaço BH Cidadania CRAS/ Novo Aarão Reis, Andrea Souza Lima, falou sobre o tema abordado na 5ª Cultural do mês de novembro. “Neste mês comemoramos mês da Consciência Negra, para isso, convidamos o CRAV para trazer filmes de curta metragem abordando o tema da diversidade racial na juventude e como os adolescentes lidam com essa questão”. Para Andreia o intuito da atividade foi promover uma ampla discussão sobre o preconceito e como as pessoas podem lidar com isso. “Temos que estar abertos para qualquer discussão”, pontuou.

Para o responsável pela difusão de acervo do Centro de Referência Audiovisual, Paulo Ribeiro, o CRAV além da guarda, da preservação dos filmes, tem o objetivo de difundir os filmes para o maior numero de pessoas. “Nós fazemos mostras temáticas voltadas para crianças, adolescentes e idosas através do nosso projeto, tanto nos Centros Culturais quanto ao ar livre, onde nós levamos o cinema para rua”, pontuou.

Sobre os filmes escolhidos para a exibição, Paulo explica a escolha. “Esse é o mês da Consciência Negra, o filmes foram escolhidos justamente pensando no tema abordado. Utilizamos o filme do Projeto Horizontes Periféricos, que são produzidos pela comunidade, selecionamos três filmes, que é o “Natural” que toca na questão do preconceito através do cabelo afro, o “Corre”, um filme que conversa bem com o adolescente sobre a cultura hip hop, e o “Pelé”, conta a história de um ser humano, morador de rua, uma pessoa simples que dialoga bem com o público da terceira idade”, conta.  

Após a exibição dos filmes foi realizado um debate com os presentes, que puderam expor suas impressões sobre os filmes e reflexões a partir da temática.

O Centro de Referencia Áudio Visual desenvolve desde agosto deste ano, um trabalho dentro da 5ª Quinta Cultural no CRAS Novo Aarão Reis. Uma vez por mês é realizada uma mostra de filmes com uma temática especifica gratuitamente no espaço.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: