terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Isolamento social e políticas públicas são temas de discussão em Fórum na Regional Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Norte promoveu, na quarta-feira, dia 03, o Fórum da Pessoa Com Deficiência da Regional Norte com o tema: Isolamento Social x Políticas Públicas, e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, dentre gestores sociais, famílias atendidas pelo Serviço de Proteção Social a Pessoa com Deficiência (SPSPD), famílias acompanhadas pela Equipe de Proteção Social Básica Regional Norte (EPSBR), familiares e alunos com deficiência atendidos pela Equipe de Apoio e Inclusão da Regional Norte.

O encontro foi promovido pela Coordenadoria do Direito da Pessoa com Deficiência juntamente com a Gerência Regional de Atendimento Social e a equipe de Proteção Social Básica (GERASOC /GERASC) no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 25, bairro São Bernardo), com o objetivo de promover um debate sobre a importância da participação das pessoas com deficiência na sociedade. 

Durante a atividade foi apresentada uma peça teatral criada pelo educador social, Flaviano Oureles, que juntamente com a equipe de proteção básica regional encenaram a peça "Quebrando o Gelo do Isolamento" uma adaptação do filme Frozen – Uma aventura Congelante, da Disney. O objetivo da apresentação foi chamar a atenção dos presentes para a importância da promoção do lazer, da cultura e da educação para as pessoas com deficiência, tudo isso encenado de forma lúdica e simples para que todos os presentes pudessem entender a mensagem.


A palestra do fórum ficou por conta do Presidente do Instituto Superação (MG) e Vice-Presidente da ABRAÇA - Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa com Autismo na Região Sudeste, Mauricio Moreira. Durante a palestra Mauricio trouxe uma reflexão sobre as dificuldades que são enfrentadas atualmente pelas pessoas com deficiência e suas famílias e sobre como é fácil ficar isolado em casa diante de tantas barreiras sejam elas de natureza física, emocional, material e outras.

Para o presidente do Instituto Superação é fundamental que as pessoas com deficiência, seus familiares busquem informações para poder lutar por políticas públicas efetivas que rompam as barreiras do isolamento. 

A coordenadora da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência Maria Cristina Abreu, também esteve presente no encontro. Para ela a necessidade de acolhimento da sociedade e do poder público com a inclusão do segmento faz com que momentos como do fórum se tornem mecanismos ainda mais eficazes na luta e na articulação de politicas e serviços para as pessoas com deficiência. 

A gerente da Proteção Social Básica Regional, Claudia Márcia Costa, também destacou a importância que os espaços de discussão têm na formação de propostas, e melhorias dos serviços e projetos voltados para a pessoa com deficiência. “Nosso objetivo é reunir todas as propostas e sugestões tiradas no fórum para serem posteriormente encaminhadas à Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência”, disse.

Equipe GERASOC/GERASC  se prepara para a peça "Quebrando o Gelo do Isolamento". 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: