segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Regional Norte realiza capacitação para colaboradores do Programa Posso Ajudar



Com o intuito de capacitar os colaboradores do Programa Posso Ajudar das Regionais Norte, Pampulha e Venda Nova no combate e atendimento à Dengue e à Chikungunya, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Saúde Norte (GERSA), realizou na última terça-feira, dia 09, uma atividade para qualificação desses profissionais que atuam na organização da demanda espontânea das unidades de Saúde de Belo Horizonte.
O evento que aconteceu no auditório da Regional Norte, foi destinado aos colaboradores do Programa Posso Ajudar; estagiários que atuam nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Laboratório Distrital recebendo os pacientes e esclarecendo dúvidas com o intuito de facilitar o atendimento.  

As coordenadora do Programa Posso Ajudar na Regional Norte, Dalila Juliana de Oliveira e da Regional Venda Nova, Jessica Oliveira Lopes conduziram a atividade. Os estagiários colaboradores do programa Posso Ajudar da Regional Pampulha iniciaram o encontro fazendo a demonstração de uma sala de espera, abordando o tema da capacitação. 

Os colaboradores do Posso Ajudar foram instruídos sobre como proceder no acolhimento dos pacientes suspeitos de Degue e Chikungunya e como conduzir o atendimento e a abordagem na sala de espera. De acordo com as supervisoras do programa, a sala de espera é um dispositivo eficaz de aproximação do processo de educação em saúde. 

Conforme as profissionais a realização da sala de espera nas unidades de Saúde contribui com a diminuição do índice de infestação da dengue, ajuda a divulgar o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (ACE e ACS), reforça o envolvimento da população nas ações de prevenção e combate a Dengue e a Chikungunya e ajuda a promover a campanha de combate às doenças. 

Carca de 200 colaboradores participaram da capacitação. De acordo com a supervisora do programa Posso Ajudar da Regional Norte, o objetivo do treinamento é formar multiplicadores no combate à Dengue e a Chikungunya, por meio de ações que garantem um atendimento mais rápido e eficaz nos casos de suspeita das doenças. 

Balanço positivo 

A Regional Norte tem realizado diversas ações de combate e prevenção a Dengue e a Chikungunya. As capacitações dos profissionais de saúde da região fazem parte de uma serie de ações desenvolvidas ao longo do ano. O intuito é formar profissionais cada vez mais capacitados e conscientes do seu papel na sociedade contribuindo diretamente com a redução de ocorrências de casos de Dengue e qualificando o atendimento desses pacientes. O resultado deste trabalho já pode ser visto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 270 casos de dengue confirmados no ano de 2014 na região Norte. Já no ano de 2013 foram registrados 19.178 casos confirmados da doença.

A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, O mosquito aparece geralmente no verão e em períodos chuvosos, e é nesses períodos que aumentam a transmissão nos locais onde há maior incidência de alagamentos e onde existem reservatórios de água parada. A febre de Chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito do gênero Aedes, o mesmo que transmite a Dengue. 

Desde o final de 2013 foram registrados casos de transmissão da doença em vários países do Caribe, com mais de 700.000 foram notificados. No segundo semestre de 2014, foram registrados no Brasil os primeiros casos de transmissão autóctone, ou seja, cuja transmissão se deu dentro do território nacional, o que aumenta o risco de epidemias.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: