sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Plano para redução de consumo de água é apresentado na Regional Norte



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Municipal Norte e Defesa Civil, apresentou na quinta-feira, dia 5, o Plano de Contingência Hídrica da PBH. O evento aconteceu no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, bairro São Bernardo), e reuniu servidores de diferentes gerências para assistirem a palestra ministrada pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas Alves. 

O coordenador de Defesa Civil destacou o contexto da crise hídrica em BH e região metropolitana e apresentou o plano estratégico para a redução de consumo de água na PBH. Segundo ele o objetivo geral do plano é reduzir o consumo de água na PBH em 30%. 

O coronel explicou que para tornar efetivas as ações propostas pelo plano é necessário mobilizar os públicos da PBH para participação efetiva tanto na proposta de ações como na sua efetivação, utilizar estratégias de comunicação social, instituir métodos e indicadores de monitoramento e criar mecanismos de socialização de boas práticas relacionadas ao tema. 

Lucas também falou sobre o Grupo Executivo para Uso Sustentável da Água (GEUSA) que será formado pelos Secretários Adjuntos nas Regionais e equivalentes nas autarquias e empresas públicas. De acordo com ele, o GEUSA será responsável pela implementação das políticas municipais de redução do consumo de água. O grupo será coordenado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e responsável pela implementação e avaliação das medidas adotadas pelos próprios da PBH. 

Servidores são sensibilizados durante palestra na Regional Norte
“No momento atual, torna-se imperativo, o esclarecimento a todos na PBH sobre a real necessidade de mudança de atitudes e uso racional da água, para se evitar agravamentos futuros”, pontuou o coronel durante sua fala. 

Após a apresentação, foi aberto um debate onde os servidores puderam expor seus pontos de vista, dando início ao processo de construção coletiva do plano de contingência hídrica da PBH.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: